ALFABETIZAR PRA VALER

Formação "Alfabetização em Regime de Colaboração

FORMAÇÃO ALFABETIZAÇÃO EM REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADO E MUNICÍPIOS
Com as ações de implementação do “Programa Alfabetizar pra Valer”, especificamente, o eixo de Formação Continuada, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura – SEDUC, por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios – ASCAM, planejou em parceria com Associação Bem Comum – ABC e a Lyceum Consultoria Educacional, a Formação Alfabetização em Regime de Colaboração entre Estado e Municípios. Essa iniciativa constitui uma das estratégias para o alcance da meta 4 do Plano Estratégico do Governo de Sergipe: Alfabetizar 100% das crianças, até os 7 (sete) anos de idade, por meio das ações do Programa Alfabetizar pra Valer. O referido Programa instituído pela Lei 8.597/2019, legitima em seu artigo 1º que tem por objetivo fortalecer o regime de colaboração com os Municípios do Estado de Sergipe, estabelecendo as bases do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa.
As pautas formativas e materiais a serem utilizados na formação foram organizados pela Lyceum Consultoria Educacional, em parceria com a Equipe da ASCAM, objetivando qualificar o trabalho de cooperação entre o Estado e os municípios com foco na alfabetização. A referida ação formativa está dividida em 10 (dez) módulos que serão desenvolvidas no formato remoto, de maneira síncrona, com carga horária total de 40 (quarenta) horas, por meio de aplicativo de videoconferência.
As temáticas abordadas estão voltadas para apoiar os dirigentes municipais e estaduais, com intuito de fortalecer sua atuação na gestão dos sistemas de ensino, bem como, na implementação de políticas educacionais ligadas à alfabetização dos estudantes. Os módulos estão organizados na seguinte ordem:
- Módulo I: O que fazem as redes eficazes?
- Módulo II: A organização das redes – autonomia, ordenamento, lotação, formação;
- Módulo III: A alfabetização no centro da política educacional;
- Módulo IV: Componentes essenciais para qualificar a aprendizagem;
- Módulo V: Acompanhamento dos indicadores de gestão;
- Módulo VI: O papel das Regionais na articulação com os municípios, com foco na alfabetização;
- Módulo VII: Papel das Regionais no fortalecimento das equipes municipais;
- Módulo VIII: Acompanhamento das Regionais aos municípios, com foco na alfabetização;
- Módulo IX: Acompanhamento pedagógico;
- Módulo X: As tarefas das Regionais.
Especificamente, os Formadores Regionais do Programa Alfabetizar pra Valer (PAPV) participarão apenas de 04 (quatro) módulos:
- Módulo VI: O papel das Regionais na articulação com os municípios, com foco na alfabetização;
- Módulo VII: Papel das Regionais no fortalecimento das equipes municipais;
- Módulo VIII: Acompanhamento das Regionais aos municípios;
- Módulo X: As tarefas das Regionais.
Público-alvo/mobilização
As formações atenderão um público-alvo composto por 274 (duzentos e setenta e quatro) cursistas, constituindo-se por: secretários municipais de Educação; Coordenadores Pedagógicos das SEMEDS; Coordenadores Municipais do Programa Alfabetizar pra Valer-PAPV; Pontos Focais Municipais (lotados nas secretarias municipais de Educação); Diretores Regionais; Diretores do SEPLEN/DRE; Coordenador Regional do PAPV e do Regime de Colaboração; Pontos Focais Regionais (lotados nas Diretorias Regionais de Educação); Formadores Regionais do PAPV e colaboradores das ASCAM.
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Por meio do AVA/ SEDUC, o cursista terá acesso aos textos para leitura e estudo; vídeos; fóruns de discussões e emitirá os certificados. A certificação seguirá os critérios da Coordenadoria de Educação a distância, Formação e Tecnologias Educacionais (CEFOR/SEDUC).
Equipe SEAAM/ASCAM/GS/SEDUC
Andrea Dantas
Diretora da Ascam