Aluna do Colégio Estadual Almirante Barroso representa Sergipe no Programa Jovem Senador

Por Gabriela Ferreira e Rafaelle Silva/ estagiárias
Fonte: Ascom/ Seduc

Vivian Gabrieli Silva é muribequense e sua redação chamou atenção acerca da importância do papel ativo do cidadão brasileiro

 

O programa Jovem Senador já tem seu representante sergipano. A aluna Vivian Gabrieli Silva dos Santos foi a primeira colocada estadual e representará Sergipe no Senado Federal como Jovem Senadora. Vivian é estudante do Colégio Estadual Almirante Barroso, localizado na cidade de Muribeca, no Agreste Sergipano. A redação foi orientada pelo professor Erisvaldo Silva Santos.

 

Com o título “As faces da população: Da indiferença à reflexão”, Vivian conquistou o 1° lugar estadual com uma redação que mostra a importância da fiscalização dos tributos, a qual compõe grande parte do orçamento público, por parte da população brasileira. Completando o pódio sergipano, Marcos Vinícius Menezes Santos, do Colégio Estadual Professor Abelardo Romero Dantas, em Lagarto, conquistou o 2° lugar, e Amândio Max da Rocha Santos ficou na 3° colocação, do Colégio Estadual Roque José de Souza, localizado em Campo do Brito.

 

Vivian Gabrieli contou que uma das coisas que a motivou a participar foi ver o quanto o tema abordado este ano fazia parte do seu cotidiano. “Fui instigada a saber mais sobre as distribuições das receitas do país nas instâncias federal, estadual e municipal. Parte dessa curiosidade foi gerada por causa da minha mãe, que assistia com frequência à TV Senado, por consequência, a oportunidade de ser um dos jovens senadores abriu os meus olhos para enxergar algo ainda não visto por mim”, afirmou Vivian.

 

O professor de Língua Portuguesa que orientou a redação de Vivian, Erisvaldo Silva, afirmou que a felicidade e orgulho são palavras que definem o sentimento da premiação. “Isso materializa e abrilhanta todo o trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido no Colégio Estadual Almirante Barroso, por meio de oficinas de redação e ações interdisciplinares, ao longo dos últimos anos nessa unidade escolar. É gratificante para mim, enquanto educador, contemplar essa imensurável conquista de Vivian, o que nos mostra o papel transformador que promove a educação pública”, ressalta.

 

A coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, conta que Vivian é uma jovem protagonista em sua localidade e que ela representa esperança para as próximas gerações brasileiras. “ Vivian fez uma redação muito boa. Ela fez uma analogia com o valor da água, pautando nossa desconsideração com aquilo que é importante, como se não fosse nossa obrigação cuidar e zelar. Quando sentirmos falta daquilo, começamos a nos preocupar, tardiamente e é dessa forma que ela trata a questão do orçamento público”, explicou.

 

A respeito da abordagem de sua redação, Vivian explicou que ela foi reflexo de sua vivência no processo de escrita da redação. “Através dos vídeos do curso "Orçamento Fácil" e das indicações recebidas de língua portuguesa pelo meu professor orientador, percebi que havia muito a aprender sobre o funcionamento da economia brasileira. Assim, o título da minha redação demonstra o meu processo de aprendizado, pois passei da indiferença à reflexão”, afirmou.

 

“Vivian Gabrieli tem merecimento por essa vitória, pois é uma aluna que sempre se inteirou em participar das atividades escolares com bastante determinação, sobriedade, esforço e excelência ”, reiterou o professor Erisvaldo.

 

Programa Jovem Senador

 

O Jovem Senador é um projeto anual que incentiva a participação cidadã dos jovens oferecendo uma experiência de vivência política no Parlamento. Por meio de um concurso de redação nacional, o projeto seleciona os melhores textos de estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.

 

“Esses programas do Congresso Nacional trazem esse benefício. Eles fazem com que os jovens, principalmente da Rede Pública, tenham a oportunidade de debruçar em conteúdos que não são tratados dentro do currículo regular, mas que vão fazer um bem enorme na consciência de seu papel como cidadão neste país”, afirma Nádia Cardoso.

 

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso, e em 2019 o tema foi “Orçamento Público: Sua participação tem valor”.  Os autores das 27 melhores redações — um por unidade da Federação — irão vivenciar, em Brasília, no período de 25 a 30 de novembro do corrente ano, o processo de discussão e elaboração das leis do país, simulando a atuação dos senadores da República. Nesta vivência legislativa os alunos estarão acompanhados de seus respectivos professores orientadores.

Notícias Anteriores