Por Michele Becker
Fonte: Ascom/ Seduc
Na programação do Dia Mundial do Meio Ambiente foram incluídas atividades como oficinas de reutilização de resíduos plásticos, apresentação teatral e roda de conversa sobre consumo consciente.
O mundo está sendo inundado por plástico! Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado e o restante, que está estimado entre 19 e 23 milhões de toneladas, acaba poluindo lagos, rios e mares. Foi com o intuito de estimular os jovens para um consumo consciente do plástico que as secretarias de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), do Meio Ambiente e Ações Climáticas (Semac) e a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizaram no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, atividades de educação ambiental com cerca de quarenta estudantes da Escola Estadual 8 de julho, em Aracaju.
Na ocasião, foi lançada também a campanha #maisvidamenosplástico, no espaço sustentável do Shopping Jardins. Na programação foram incluídas atividades como oficinas de reutilização de resíduos plásticos, apresentação teatral e roda de conversa sobre consumo consciente.
Para a estudante Kawanny Wislayne, a presença dos estudantes em atividades de educação ambiental é muito importante. “A educação e o respeito ao meio ambiente começam na escola, com projetos e propostas pedagógicas bem definidas pelos professores. Depois se espalham com ações e mudanças de hábitos em casa e seguem pelos demais lugares que frequentamos. Por isso, eu gostei de estar aqui hoje, discutindo como preservar o mundo que vivemos, mas também como não maltratar os animais. Com certeza, o que aprendemos hoje será repassado para outras pessoas que multiplicaram os esforços e cuidados com o meio ambiente”, disse.
A coordenadora do Serviço de Educação do Campo e Diversidade (Secad/Seduc), Geneluça Santana, ressalta que o evento traz justamente essa parte pratica para que os alunos não fiquem restritos apenas ao conteúdo teórico. “As atividades de hoje são tentativas das secretarias de fazer com que os alunos possam vivenciar de que maneira é possível construir esse desenvolvimento sustentável, trabalhando a partir da reciclagem e da construção de jogos e outros itens de uso para que, com pequenas ações conscientes, possamos reutilizar mais os resíduos e aumentar o tempo útil de vida desses materiais”, destaca.
A gerente de Educação Ambiental e Relações Sociais (Ger/Semac), Isabelle Bengini, afirma que esse evento é um marco importante para Sergipe, mas ele não se inicia com uma ação pontual. “Como educadores ambientais queremos dar continuidade ao processo e fazer uma discussão com a sociedade, incluindo diversos parceiros no espaço de fala. A questão do uso do plástico é um mote para a campanha deste ano, liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). É o início do processo a que queremos dar continuidade para garantir uma sociedade mais justa e sustentável”, acrescenta.
Na avaliação da secretária da Semac, Débora Dias, que tomou posse exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, essa data é muito expressiva, pois faz com que a sociedade reflita sobre valores e práticas que devem ser fortalecidas. “Nós temos que fortalecer cada dia mais a educação ambiental. Mostrar para os nossos jovens a importância da destinação correta dos resíduos sólidos e orgânicos que são produzidos, bem como os impactos negativos que a má destinação desses resíduos pode causar nos corpos d’água do estado, poluindo nossa flora e contaminando nossa fauna”, conclui a secretária.
5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, reúne milhões de pessoas de todo o mundo, engajando-as no esforço de proteger e restaurar a Terra. Este ano marca o 50º aniversário do evento.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é um momento de sensibilização para inspirar mudanças positivas. Pessoas de mais de 150 países participam desse dia internacional das Nações Unidas, o qual celebra a ação ambiental e o poder dos governos, empresas e indivíduos para criar um mundo mais sustentável.
O evento é liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) desde sua criação em 1973. O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho de 2023, se concentrará em soluções para a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica.








