Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED
Por Lívia Lessa
Os alunos da Escola Estadual Dom Mário Rino Sivieri, em Lagarto, unidade escolar circunscrita à Diretoria Regional de Educação 2 (DRE 2) fizeram bonito ao se classificarem na 9ª edição da Olímpiada Nacional de História do Brasil (ONHB). Participaram da iniciativa nove alunos, foram três equipes com três integrantes.
O orientador e professor Cleiton Melo Jones comentou que os alunos chegaram até a quarta fase da competição. "O desempenho das equipes foi excepcional, mesmo não conseguindo alcançar a final. Das 105 equipes inscritas no estado de Sergipe, apenas 14 chegaram até a quarta fase, dentre as quais as três equipes eram da unidade escolar. Anteriormente, o Dom Mário havia participado de uma edição da competição, mas sob orientação de outro professor. Em 2017 foi a primeira vez que acompanhei os estudantes da escola nesta competição", disse.
Ainda de acordo com o educador, os resultados obtidos durante a 9ª ONHB é fruto do trabalho desenvolvido em sala de aula. "Parte dos integrantes das equipes são acompanhados desde o 6º ano do Ensino Fundamental. Eles demonstraram desde cedo o interesse pela disciplina História. Contudo, tivemos a sorte de contar com a participação voluntária da professora Mestre em História, Elisa Moura, que preparou um curso direcionado à ONHB e pôde nos acompanhar durante todo o processo da competição", reforçou, Cleiton Melo Jones.
A professora da Rede Estadual da Bahia, Elisa Moura, afirmou que durante as atividades preparatórias os estudantes demonstraram empenho, dedicação e vontade de aprender. "O diferencial dos alunos sergipanos é que eles possuem uma boa formação e um conhecimento prévio. Foi uma experiência maravilhosa acompanhar estes jovens, é inegável que o professor Cleiton Melo Jones vem realizando um ótimo trabalho", ressaltou a pesquisadora.
Equipes
Foram formadas três equipes, são elas: Os Parafusos: Roberta Matos (9º ano), Bruno Caetano (9º ano) e Gustavo Oliveira (8º ano); As Papa-Jacas: Nikele Cassemiro (8º ano), Rosemary Faria (8º ano) e Paula Letícia Santana (8º ano); Os Morubixabas: Letícia Costa (9º ano), Rógenes Santana (8º ano) e Júlia Vitória Pereira (9º ano).
"A ONHB é organizada da seguinte forma: são cinco semanas de atividades on-line. Cada fase começa na segunda-feira, e as equipes tem até sábado para responder as questões e postar as respostas no portal do evento. Se a equipe alcançar a pontuação necessária, ela estará habilitada para seguir na competição. Após as cinco fases on-line, as equipes finalistas são convocadas para participar de uma etapa presencial, na Universidade Estadual de Campinas, instituição organizadora", explicou, Cleiton Melo Jones.
Aprendizado
De acordo com o professor, independente da classificação, participar da ONHB é uma vivência bastante enriquecedora. " A experiência tão notável e importante que este ano já estamos nos preparando para a sua 10ª edição, com a inscrição de nove equipes, um número três vezes maior que no ano passado", declarou, ao explicar que os alunos que estarão participando pela segundo vez guiarão os colegas novatos, formando uma grande família. "A ansiedade para o início, previsto para as últimas semanas de maio, só aumenta. Já estamos separando os casacos, porque com certeza, este ano, Campinas nos espera", complementou.
ONHB
A ONHB é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação dos professores, alunos de pós-graduação e graduação. O período de inscrição para a 10ª edição é de 21 de março a 24 de abril.
A partir desta 10ª edição a ONHB trará, pela primeira vez, uma nova fase online. Serão seis fases online com a duração de uma semana cada um, com questões e tarefas diversas. As respostas serão enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão oferecerá quatro alternativas, e mais de uma alternativa estará correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera mais adequada em resposta à questão.
A Olímpiada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidade) e tem um impacto positivo no que tange a leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.
"Participar de uma competição desta extensão proporciona uma experiência única à comunidade escolar. Da parte da equipe docente, a vivência da ONHB é certamente apropriada para a construção das atividades e no dia a dia da sala de aula. Já para os alunos, a convivência em grupo, a excitação da competição, o protagonismo adquirido, para além do aprendizado em história, tornam-se memórias marcantes, descritas por eles sempre com muito entusiasmo. Quanto à equipe gestora, sempre comprometida em proporcionar toda a estrutura que estivesse ao seu alcance, a participação e o brilhante desempenho foi um grande motivo de orgulho", finalizou, Cleiton Melo Jones.






