Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
Um projeto idealizado pelas professoras Luciana Maria e Tatiana Matos, da Escola Estadual Prof. Benedito Oliveira, em Aracaju, levou alunos do 6º ao 9º ano a se informarem mais sobre a cidade de Aracaju. Intitulada “Conhecendo Minha Cidade”, a atividade teve sua culminância na manhã desta quarta-feira, 17, momento em que os estudantes fizeram as suas apresentações.
Na parte externa das salas de aula, os alunos montaram estandes com maquetes feitas por eles, retratando os pontos turísticos da cidade, igrejas, praças e parques. Em outros estandes era possível ver a exposição de comidas típicas (caranguejo, arroz, cuscuz) e trabalhos sobre cordel, museus, bibliotecas e artistas aracajuanos.
O projeto teve a participação de professores, que orientaram os alunos para que tivessem autonomia de criar suas atividades. De acordo com a professora de Arte, Luciana Maria, a cidade de Aracaju foi escolhida porque o projeto foi iniciado em março, mês em que se comemora o aniversário da capital de Sergipe.
“Essa é uma forma de fazer eles conhecerem e valorizarem mais sua cidade, a cultura e o patrimônio histórico. Demos autonomia para que pudessem criar suas atividades e mostrar que têm potencial para isso. Quisemos envolver todos os professores e mostrar que podemos, através de novas metodologias, incluir todos os alunos para que tenham uma aprendizagem melhor e desenvolvam suas habilidades e competências da melhor forma possível”, explicou.
A professora Tatiana Matos destacou que a atividade foi uma oportunidade para motivar todos os participantes envolvidos. “Esse projeto traz motivação e incentivo para que trabalhem em grupo, além de envolver os professores e equipe diretiva como um todo. Eles pesquisaram sobre culinária, igrejas, danças, praças e parques da cidade, entre outros pontos turísticos”, disse.
O evento contou ainda com a participação do Serviço de Educação em Direitos Humanos (SEDH) da Seduc, cuja coordenadora, Adriane Damascena, ministrou palestra para os alunos sobre "Direitos Humanos e Direito à cidade, a escola e a interface com a Cidade Educadora".
Conhecendo a cidade
Os alunos que participaram do projeto ressaltaram ter conhecido mais a cidade a partir dessa ação. Foi o caso de John Vitor Ribeiro Neto, que, com seu grupo, apresentou o trabalho sobre os pontos turísticos de Aracaju. “A gente pode conhecer e mostrar aos nossos colegas os belos pontos turísticos para ver se as pessoas aproveitam mais a cidade. Conheci o oceanário, a Orla de Atalaia, as comidas típicas, museus e teatros”, declarou.
Nayara Reis estava em outra turma e disse ter aprendido muito. “Nosso grupo ficou com a apresentação sobre cordel, museus, artistas, bibliotecas e teatros. A gente sabia muito pouco sobre a nossa cidade. Mas aí nós corremos atrás para saber mais e descobrimos coisas importantes. Conhecemos os museus mais a fundo, as bibliotecas. Fizemos pesquisas e descobrimos que existem grandes artistas aqui em nossa cidade”, disse.
Para a jovem Victória Letícia, o trabalho foi uma fonte de novos conhecimentos. “Eu sou de Manaus, mas já moro aqui há sete anos. Esse projeto me oportunizou conhecer ainda mais a cultura de Aracaju. Fizemos passeios, fomos ao centro cultural e a outros pontos turísticos importantes da cidade”, explicou.
Seu colega, Bruno Lima, estava vestido a caráter, como um cangaceiro, representando o aspecto cultural. A aluna Jucineide Hora Santos tocou no violino a música “Meu Papagaio”. “Participando desse trabalho a gente passa a ter um conhecimento mais profundo da nossa cidade. É importante sabermos sobre o local em que moramos, porque quando vêm pessoas de fora, podemos informar onde ficam os pontos turísticos”, disse ela, que toca violino há um ano.






















