Alunos da Escola Estadual Teotônio Alves China realizam exposição de pinturas e fotos que representam o Alto Sertão Sergipano

Por Keven Santos, estagiário
Fonte: Ascom/ Seduc

Inspirações regionais despertaram o potencial artístico e a criatividade dos estudantes do ensino fundamental

 

A Escola Estadual Teotônio Alves China, localizada em Poço Redondo, realizou a primeira edição do ‘ExpoTéo – Colorindo o Sertão’. O evento contou com uma exposição de pinturas e fotos preparadas pelos alunos do ensino fundamental, inspiradas nas cores e características da região do Alto Sertão Sergipano.

 

O projeto objetiva desenvolver o senso crítico e aprimorar o olhar artístico dos alunos com temáticas ligadas ao sertão, conectadas às raízes e à história das pessoas daquele lugar. A produção das pinturas em telas e das fotografias iniciou-se em agosto e foram finalizadas em novembro, com supervisão dos professores e colaboração da merendeira e pintora Eliane Neto, que ensinou técnicas de pintura  aos alunos de forma voluntária.

 

A diretora da Escola Estadual Teotônio Alves China, Aline Santos, destaca que a ‘ExpoTéo – Colorindo o Sertão’ demonstrou a criatividade e o potencial dos estudantes para a comunidade escolar e o público. “Os alunos se empolgaram muito desde o início, desde a escolha da imagem do sertão até o primeiro esboço na tela e as fases de pintura”, detalha.

 

Para Aline, o projeto também trabalhou com a inclusão. “O aluno Adryan Feitosa frequenta a sala regular e a de recursos. Ele participou ativamente das etapas de produção. No mesmo projeto, o aluno Adrian das Graças, deixou sua contribuição artística, mesmo afastado das aulas por motivos de saúde”, comenta.

 

O projeto recebeu pais, familiares dos estudantes, além dos alunos e professores do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral e Profissional Dom José Brandão de Castro. Mayla Góis, que é mãe da aluna Cecília Costa, fala sobre a experiência que teve com a exposição. “Amei demais o ExpoTéo, foi incrível, que venham mais projetos assim”, enfatiza.  

Notícias Anteriores