Alunos da rede estadual participam do Projeto Tour Judô Cielo

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED


Uma arena pública será erguida no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Atalaia, para a prática da modalidade

 

Por Avelar Mattos

 

Tudo pronto para a realização do Projeto Tour Judô Cielo, que acontecerá em Aracaju, em 20 escolas da rede estadual de ensino, na próxima segunda-feira, 13, até a sexta-feira, 17. A abertura solene do evento será realizada na quarta-feira, 15, às 15h30, no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Atalaia.

 

O evento é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério dos Esporte, Confederação Brasileira de Judô e Secretaria de Estado da Educação (Seed), objetivando fomentar o esporte de crianças e jovens do Nordeste brasileiro.

 

De acordo com a coordenadora de comunicação do projeto, Liliane Gontijo, a arena do projeto será erguida no Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na praia de Atalaia, e funcionará de 14 a 17 de fevereiro (terça a sexta-feira), sendo 14, 15 e 16, no horário das 13h às 21h, e no dia 17, das 13h às 17h.

 

Clínica


Na segunda-feira, 13, as escolas General Siqueira e Acrísio Cruz, ambas localizadas no bairro Siqueira Campos, receberão a visita dos representantes da Confederação Brasileira de Judô, a partir das 8h. No mesmo dia, à tarde, às 14 horas, será a vez dos colégios Professor João Costa, no bairro Getúlio Vargas, e Cel. Francisco Porto, no bairro América.

 

"A clínica irá funcionar em quatro colégios por dia, sendo dois por turno. No que se refere à visita à arena pública, os alunos irão se deslocar de ônibus, cedido pela Seed, até o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na praia da Atalaia", ressaltou a técnica do Departamento de Educação Física (DEF/Seed), Marluvia Menezes.

 

Arena


A coordenadora de comunicação do projeto Tour Judô Cielo informou ainda que a estrutura da arena de judô personalizada contará com uma área de credenciamento, uma área cultural com informações e curiosidades sobre o judô, uma área de entretenimento e, por fim, uma área de experimentação esportiva (dojô).

 

"Serão disponibilizados um quimono e uma faixa para que a prática seja original e real. Serão atendidas escolas e o público espontâneo de toda a região com entrada gratuita. Queremos promover e disseminar a prática do judô por meio da combinação da experimentação esportiva e do convívio social", disse.

 

Encontro


Na semana passada, dia 1º, representantes da Confederação Brasileira de Judô estiveram na Secretaria de Estado da Educação e foram recebidos pelo superintendente executivo da Seed, Everton Siqueira, que, em nome do secretário Jorge Carvalho, garantiu total apoio ao evento esportivo.

 

"Devemos incentivar sempre a prática de esportes entre os jovens. A exemplo dos Jogos da Primavera, que movimentam milhares de alunos da rede estadual de ensino, temos outras ações esportivas que contemplam nossa juventude", disse Siqueira.

 

Escolas


A Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do Departamento de Educação Física (DEF), definiu a relação dos colégios que irão participar da clínica do judô:

 

Dia 13/02/2017 – 08h – Escola General Siqueira – bairro Siqueira Campos;

                          10h – Escola Acrísio Cruz – bairro Siqueira Campos;

                          14h – Colégio Prof. João Costa – bairro Getúlio Vargas;

                          16h – Colégio Francisco Porto – bairro América;

 

Dia 14/02/2017 – 08h – Escola Olímpia Bittencourt – bairro Santos Dumont;

                          10h – Colégio Olavo Bilac – bairro  Santos Dumont;

                          14h – Centro de Excelência Ministro Marco Maciel – bairro 18 do Forte;

                          16h – Colégio Governador Augusto Franco – bairro Santos Dumont;

 

Dia 15/02/2017 – 08h – Escola Dom Vicente Távora -bairro América;

                          10h – Colégio Prof. Arício Fortes – bairro América;

                          14h – Colégio Profª. Ofenísia Freire – bairro Augusto Franco;

                          16h – Escola Augusto Ferraz – bairro Santos Dumont;

 

Dia 16/02/2017 – 8h – Escola Manoel Luís – bairro Cirurgia;

                          10h – Escola Senador Lourival Fontes, bairro Santo Antônio;

                          14h – Escola Alceu Amoroso Lima, bairro Santa Tereza;

                          16h – Escola Joaquim Vieira Sobral, bairro Jabotiana;

 

Dia 17/02/2017 – 8h – Colégio Jackson de Figueiredo, Centro;

                          10h – Escola Euvaldo Diniz, bairro Cirurgia;

                          14H – Colégio José Rollemberg Leite, bairro José Conrado de Araújo;

                          16h – Colégio Santos Dumont, bairro Atalaia

 

A clínica do judô vai funcionar também nos colégios Paulino Nascimento e nos Centros de Esportes dos Polos Santos Dumont, Santa Maria e Siqueira Campos.

 

Cidades


No ano de 2016, o Projeto Tour Judô Cielo passou nas cidades de Juazeiro (BA), Teresina (PI), São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Caicó (RN). Em 2017 passará por Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Natal (RN), Campina Grande e João Pessoa (PB), Caruaru e Recife (PE).

 

Notícias Anteriores