Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
8º lugar em Medicina na UFS e 1º em Engenharia Mecânica, na Federal de Uberaba, foram conquistados por aluno da rede
Ingressar em um dos principais cursos de Engenharia Mecânica do Brasil não é tarefa fácil. E mais ainda, alcançar o primeiro lugar na classificação.
Foi o que aconteceu com o aluno Matheus Soares Gonçalves, estudante do Colégio Estadual John Kennedy, em Aracaju, que ficou com uma das sete vagas disponíveis para o curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberaba (MG).
Matheus Soares fez 960 pontos na prova de redação e não se inscreveu no processo seletivo da Universidade Federal de Sergipe por somente querer cursar engenharia na instituição de ensino superior mineira. No dia 22 de janeiro, o futuro universitário viaja para Uberaba a fim de realizar a matrícula.
"Foram anos de estudo, de dedicação. O colégio me apoiou muito e, por enquanto, é pegar o certificado de conclusão do ensino médio e me matricular. Não penso em novos vestibulares", afirmou ele.
Como Matheus Soares, dezenas de estudantes da rede estadual de ensino alcançaram bons resultados em instituições de ensino de todo o país. Fernanda Lemos dos Santos, aluna do Colégio Atheneu Sergipense, conquistou uma vaga para o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Quem também comemora a vaga conquistada para ingressar em uma instituição de nível superior é a estudante Thamires de Jesus. Ela irá cursar Direito na Universidade Federal de Alagoas.
O estudante Alessandro Santos Ferreira, do 3º ano B do Colégio Estadual Nelson Mandela, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), localizada na cidade de Barreiras.
Federal de Sergipe
Os bons resultados de alunos da rede pública estadual não param por aqui. Gabriela Silva Santos, aluna do Colégio Estadual Milton Dortas, também obteve êxito no SISU.
A estudante, moradora da zona rural de Simão Dias, e também aluna do curso Pré-Universitário/SEED, conquistou uma vaga para cursar Medicina da Universidade Federal de Sergipe. Sendo considerado um dos cursos mais concorridos do Estado, a jovem simão-diense ficou no 10º lugar.
"Devo a boa colocação aos meus professores do Pré-Universitário e à escola. Além dos meus estudos, eles me ajudaram bastante. Agora é comemorar", disse a futura universitária.
Do Colégio Estadual Manoel Messias, em Nossa Senhora da Glória, dois alunos conseguiram atingir boas colocações: Lavínia Melo, 1º lugar em Enfermagem na UFS, e Matheus Guilherme Izidoro de Souza, vitorioso no processo seletivo para uma vaga no curso de Medicina, ficando com a oitava colocação geral.
Do Colégio Estadual Dom Luciano, Monique Lordelo da Silva de Santana foi aprovada no curso de Medicina também da UFS e Guilherme dos Santos Viana, no curso de Medicina Veterinária.
No curso de Direito da UFS, o 2º colocado geral também é oriundo da escola pública estadual, mais precisamente do Colégio Estadual Atheneu Sergipense. O aluno Guilherme Borges Brito conseguiu êxito ao pleitear pela primeira vez uma vaga para esse curso.
Duas vezes vitorioso
José Victor Teles, do Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, é duas vezes vitorioso no quesito aprovação na UFS. Após ser aprovado para o curso de Medicina com a pontuação obtida no Enem 2014, apenas com 14 anos, mais uma vez o jovem conseguiu atingir a média para ingressar no curso de Medicina.
Quando foi aprovado em 2014, o aluno cursava o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Murilo Braga e alcançou a média final de 751,16 pontos nas provas e 960 pontos na redação do Enem 2014. João Vitor Teles precisou de uma decisão judicial para ter direito à vaga conquistada.
Desta vez, agora com 15 anos de idade, o aluno se superou e alcançou 767,74 pontos na média final e 940 pontos na redação. Teles prova que no caso dele o quesito sorte é um coadjuvante.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;}








