Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Com média acima de 700, estudantes superam os 900 pontos na Redação
Realizado em outubro de 2015, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) divulgou na última sexta-feira, 12, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a pontuação obtida pelos estudantes que fizeram as provas da edição 2015.
Estudantes matriculados em escolas estaduais na capital e no interior do estado tiveram desempenho acima da média nacional no resultado do ENEM 2015. Aluno da segunda série do ensino médio no Colégio Estadual Olavo Bilac, em Aracaju, Felipe Rodrigo Galdino alcançou os 960 pontos na Redação, ficando com 700 na média final.
Assim como Galdino, Daniela Santos Batista, concluinte do ensino médio, também ficou com 960 pontos na Redação do ENEM 2015. Ela é estudante do Colégio Estadual Gonçalo Rollemberg Leite.
Estudantes dos Colégios Milton Dortas e Senador Walter Franco, em Simão Dias e Umbaúba, respectivamente, Gabriela Silva e Luana de Jesus Goes também tiveram notas acima da média em Redação. As estudantes ficaram com 920 pontos nessa disciplina.
Além desses, destacaram-se também a aluna Janine Cristina Santos Silva, com 920 pontos, e Letícia Souza Santana, com 940 pontos, ambas do Colégio Estadual Hamilton Alves Rocha, em São Cristóvão; e o aluno Lucas Luan Andrade Chagas, do Colégio Estadual Professor Carlos Firpo, da Barra dos Coqueiros, que obteve 940 pontos. Do Colégio Gonçalo Rollemberg Leite a aluna Priscila Antônia dos Santos conseguiu 920 pontos na redação.
Quem também teve uma alta pontuação foram os alunos: José Lucas Oliveira Costa, do Colégio Estadual General Calazans, em Nossa Senhora das Dores, com 920 pontos; e Marcela de Melo Aragão, do Colégio Estadual Professor Fernando Azevedo, de Nossa Senhora das Dores, que obteve 960 pontos.
Esses resultados comprovam a eficácia da política estadual de educação, que tem aumentado gradativamente os recursos destinados à execução do Programa Pré-Universitário (Pré-Uni/SEED), ampliando anualmente o número de vagas ofertadas, como também o número de polos e de cidades contempladas.
Ações
A jornada de preparação, iniciada ainda no primeiro semestre de 2015, teve 30 semanas de aulas nos polos, diversos "Aulões" aos sábados – que se tornaram um sucesso de público, com auditórios lotados -, quatro simulados específicos para os alunos do Pré-Uni e um simulado geral para todos os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio nas unidades de ensino da rede estadual, e uma semana de Revisão ENEM, com apostila específica para todos os polos.
"A Oficina de Redação, outra ação simultânea às Revisões e Aulões, merece destaque. Em Aracaju, durante 15 semanas, uma equipe formada por seis profissionais especializados em correção de redação ofereceu atendimento a mais de 700 alunos", salienta o diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da SEED, Fábio Leite.
Ele informou ainda que todos os alunos tiveram atendimento individualizado e foram avaliados de acordo com as competências e níveis da redação no ENEM.


