Estudantes participam de encontros, palestras e trocas culturais na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Autora: Jennifer Nyrla (estagiária)
Estudantes da rede pública estadual de ensino participam da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), que acontece entre os dias 6 e 10 de outubro em Luziânia (Goiás). Em 2025, o evento traz como tema ‘Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática’, integrando o movimento de preparação do país para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (Pará).
Podem participar como delegados crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo da conferência é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, incentivando as escolas a se tornarem espaços educadores, sustentáveis e resilientes.
Em Sergipe, participam delegados do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, da Escola Estadual Padre Léon Gregório, do Colégio Estadual Professor José Franklin, do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, do Centro de Excelência John Kennedy, do Centro de Excelência de Educação em Tempo Integral Professora Maria das Graças Azevedo Melo, da Escola Estadual Maria de Lourdes Silveira Leite e do Colégio Estadual Quilombola 27 de Maio. Ao todo, são 12 delegados, oito dos quais são da rede estadual, três da rede municipal e um da rede particular.
A chefe do Serviço de Educação do Campo e da Diversidade (Secad), Geneluça Santana, destacou a relevância formativa da conferência. “Durante o processo, eles criam autonomia na construção e defesa de seus projetos, além de viver uma rica troca de conhecimentos. Essa experiência pedagógica é de construção e amadurecimento, algo que levarão para a vida toda”, ressaltou.
Representação sergipana
O projeto sergipano selecionado para representar o estado na etapa nacional foi ‘A Exploração do Conceito de Casa Comum: uma sequência do Projeto Nossa Terra’, escolhido entre os apresentados durante a fase estadual.
A conferência é um processo pedagógico que estimula a discussão e a ação por um futuro sustentável e justo, promovendo o protagonismo infantojuvenil. Por meio das etapas escolares, estaduais e nacionais, os estudantes elaboram projetos e compartilham ideias para transformar suas comunidades, abordando temas como justiça climática, sustentabilidade e cidadania ambiental.
Para a estudante do Colégio Indígena Estadual Dom José Brandão de Castro, Paola Saraiva, a troca entre diferentes culturas é um dos pontos altos do evento. “O diálogo que está acontecendo aqui é muito importante. Conhecer pessoas de culturas e tradições diferentes é muito legal. O tema da justiça climática é bastante relevante, especialmente para comunidades quilombolas, ribeirinhas e povos originários. Voltarei para minha aldeia com o coração preenchido e muitos conhecimentos”, compartilhou.
A estudante da Escola Estadual Professor José Franklin, Inez Vitória Cabral, também destacou o impacto da experiência. “As palestras educativas têm temas muito relevantes, especialmente para quem ainda não compreende totalmente o assunto. É uma forma leve de aprender sobre consumo de água, descarte de lixo e suas consequências climáticas. Além disso, conhecer pessoas de diferentes lugares está sendo incrível”, afirmou.
O técnico pedagógico do Secad, professor Mário Sérgio, reforçou o papel transformador da conferência. “Essa vivência estimula a consciência ambiental dentro do processo educativo. Os estudantes voltam mais maduros e conscientes, levando para suas escolas uma nova visão sobre sustentabilidade e inspirando outros colegas a participarem”, destacou.
Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a VI CNIJMA é um espaço dinâmico de diálogo, encontro e formação cidadã, voltado à valorização da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.
Fotos: Divulgação Seed