Alunos de Judô do Centro de Esportes do General Siqueira se preparam para os Jogos da Primavera

Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Muitos atletas já conquistaram medalhas em competições esportivas do estado

 

Por Avelar Mattos

 

Eles treinam forte todos os dias da semana na esperança de subirem ao pódio e conquistar medalhas. Essa é a rotina diária dos 40 alunos matriculados no Centro de Esportes do Colégio Estadual General Siqueira, localizado no Siqueira Campos. Sob a orientação do professor de Educação Física, Francisco Igor de Oliveira Mangueira, faixa preta 2º dan de karatê, os jovens atletas se dedicam ao máximo para representar bem os respectivos colégios que estudam.

 

"Quando o aluno começa a praticar o judô, ele percebe que existe um caminho por onde ele deve trilhar. Esse caminho tem como estrutura o desenvolvimento físico, mental e técnico, além de auxiliar na honra, disciplina e nos estudos", disse Igor Mangueira.

 

Na avalição dele, a melhor idade para iniciar a prática do judô é a partir dos sete anos. "Naturalmente que pode se iniciar bem antes, mas recomendo a partir dessa faixa etária. O judô tem como característica, promover a disciplina. Judô, ju, suavidade e dô, caminho. É o caminho da suavidade", enfatizou.

 

Centro de Esportes


O professor Francisco Igor Mangueira afirma ser muito importante o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Educação, por meio do Departamento de Educação Física (DEF) no Centro de Esportes da Seed.

 

"Temos vários polos em Aracaju, que oferecem aos alunos da rede pública estadual, as modalidades de Ginástica Olímpica, Atletismo, Vôlei de Praia, Natação e Judô. Tudo isso tem uma importância muito grande para os jovens atletas que pretendem disputar competições locais e nacionais", disse Mangueira.

 

 O professor do Centro de Esportes do General Siqueira está confiante na participação positiva dos alunos da rede estadual nos Jogos da Primavera. "São alunos dedicados e perseverantes. Todos objetivam chegar ao lugar mais alto do pódio, por isso merecem toda nossa atenção e dedicação nos treinamentos", ressaltou.

 

Estratégias

 

As aulas de Judô no Centro de Esportes do General Siqueira acontecem de segunda a sexta-feira, às 14h. Na parte da manhã, terça e sexta-feira, são realizadas das 8h às 10h.

 

"O Judô tem cinco estratégias importantes: a terra, a água, o fogo, o ar e o vazio. No vazio, por exemplo, é a última etapa. É quando o atleta já atingiu na magnitude, no último estágio. É importante o atleta observar e aplicar bem todas essas etapas do judô", opinou.

 

Otimismo

 

Nesta sexta-feira, 28, começam os XXXIV Jogos da Primavera, em solenidade a ser realizada às 15h30 no Centro Cultural Gonzagão.  Faltando algumas horas para o início da maior competição do desporto de Sergipe, os alunos do Judô do Centro de Esportes do General Siqueira estão otimistas e ansiosos.

 

"Todos os atletas desejam participar dos Jogos da Primavera. E comigo não é diferente. Venho treinando bastante com o professor Igor na esperança de ganhar medalhas", revela o aluno Cassiano Menezes Silva Sales, 13 anos, do Colégio Rodrigues Dória. Faixa amarela de judô, no ano passado ele conseguiu medalha de bronze na mesma competição.

 

Estephany Lorany, 12 anos, aluna do Colégio Rodrigues Dória, irá participar pela primeira vez dos Jogos da Primavera. Confiante, ela garante que vai conquistar medalhas. "É uma competição difícil, com excelentes atletas, mas estou bastante confiante", disse a aluna.

 

Lutas


O judô é uma arte marcial esportiva. As lutas são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado). Cada luta dura até cinco minutos. Vence quem conquistar o ippon primeiro. Se ao final da luta nenhum judoca conseguir o ippon, vence aquele que tiver mais vantagem.

Notícias Anteriores