Comunidade escolar da DRE 7 deu um show no quesito engajamento na organização do festejo junino
Autor | Michele Becker
O segundo dia do Festival Junino da Educação (Fejune 2024) lembrou o São João de antigamente. Realizado na tarde da última quinta-feira, 6, o Arraiá da Diretoria Regional de Educação do Alto Sertão Sergipano (DRE 7), contou com a presença de aproximadamente 2 mil pessoas que visitaram as barracas temáticas, se deliciaram com as comidas típicas, prestigiaram as quadrilhas juninas escolares e fizeram um arrasta pé danado de bom nas ruas de Porto da Folha.
Os alunos do Centro de Excelência Governador Lourival Baptista trouxeram um toque especial para a festa, com a organização das barracas temáticas. Cada turma ornamentou seu espaço a partir do tema proposto, dentre eles: amor, alegria, compaixão, empatia, inclusão, respeito, gratidão e paz. Já os estudantes do Colégio Estadual Cel. Maynard Gomes, do Centro de Excelência Quilombola 27 de maio e do Centro de Excelência Nelson Resende de Albuquerque abrilhantaram o evento com suas apresentações, que incluíram danças e encenações de teatro.
“O respeito é um fundamento que todos os seres humanos deveriam valorizar para que nossa sociedade seja melhor porque do jeito que ela está hoje, não é muito legal. Devemos ter respeito para, inclusive nos comunicarmos melhor na sociedade, com nossos familiares, nossos amigos e para fazer novas amizades”, destacou Lucas Gabriel Silva Araújo, aluno do 8° ano ML do Ensino Fundamental, do Centro de Excelência Gov. Lourival Baptista.
A aluna da 3ª série AS do Ensino Médio do Centro de Excelência Gov. Louviral Baptista, Ellen Karoline Silva Santos, explicou como ela e seus colegas pensaram a decoração da Barraca do Amor. “Nós estamos representando o que há de melhor neste mundo: o Amor. Queremos contemplar o amor de um filho pela mãe, de uma avó pelos netos, o amor entre namorados e entre amigos porque todas as formas de amor é Amar”, enfatizou.
O superintendente-executivo da Educação, Edson Costa, visitou todo o espaço da festa acompanhado da anfitriã e diretora da DRE 7, Elaine Tomé. Edson falou sobre a importância de realizar o Festival Junino da Educação de forma descentralizada. “Este é o segundo dia do Fejune e, em cada novo encontro, nos deparamos com festejos que têm uma identidade própria, que valorizam sua cultura regional e a sua forma de se expressar. Isso é o período junino, isso é a nossa cultura, isso é educação. A educação traz esse brilho. Cada um com a sua identidade, com sua representatividade, mas sendo referência para todo o estado. Então, segundo dia concluindo com chave de ouro, com a beleza de mais um encontro da cultura sergipana”.
A diretora da DRE 7, Elaine Tomé, aproveitou a ocasião para agradecer a presença de todos e o engajamento de alunos e professores para a realização desta grande festa. “Criamos muita expectativa quando recebemos o desafio de organizar um evento grande como este. No entanto, devo enfatizar que a participação de toda a comunidade escolar foi essencial para o sucesso deste segundo dia de Fejune”, finalizou.
Fotos| Maria Odília















