O objetivo é promover descontração e relaxamento para os estudantes na véspera do Enem
Os alunos do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, localizado em Aracaju, participaram de um momento de descontração no Parque da Sementeira, no bairro Jardins, na manhã desta quarta-feira, 5. A atividade levou cerca de 250 estudantes do 3° ano do Ensino Médio, juntamente com professores orientadores, que aproveitaram o ambiente ao ar livre para realizar ações recreativas, como forma de relaxar em meio aos últimos dias de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorrerá nos dias 9 e 16 de novembro.
No parque, as ações de descontração variaram, desde sessão de yoga até corrida ao ar livre, além dos exercícios de Fit Dance. Os alunos aproveitaram a manhã ensolarada para brincar com colegas, em meio à música ao vivo e lanches, disponibilizados pela equipe de professores.
A diretora do Atheneu Sergipense, Liliane Teixeira, enfatiza a importância das práticas realizadas no parque para os alunos. “Estamos chegando à reta final, e este é o momento em que eles precisam parar, relaxar e tranquilizar o psicológico para que, domingo, façam uma prova excelente. Eles são capazes, já vêm se preparando há muito tempo, e agora chega o momento de relaxar, curtir o ambiente, conversar com os amigos, sorrir, dançar e ficar preparado para o grande dia”, diz.
O professor de Educação Física Júnior Soares esteve presente e acompanhou os alunos nas atividades. Para ele, a prática de exercícios físicos ao ar livre é uma importante aliada na busca de tranquilidade nas vésperas da prova, o que faz os estudantes saírem da sala de aula e dos estudos para um momento de descanso. “O benefício maior dos exercícios é a liberação de hormônios naturais do nosso corpo, como a dopamina, serotonina e endorfina, por meio dos exercícios. Isso proporciona ao nosso aluno um bem-estar e uma qualidade de vida”, explica o docente, que fez uma aula de Yoga com os estudantes, acompanhada de música de relaxamento.
A professora de Espanhol Daiane Tarrgo fez uma corrida de 5 quilômetros ao redor do parque, juntamente com os estudantes, e destaca como momentos recreativos ao lado de amigos proporcionam boas memórias. “Um momento como esse é para marcar a vida deles no terceiro ano, porque daqui a pouco isso tudo vai virar saudade. Todos nós, quando passamos pelo ensino médio, ficamos apressados para sair. E quando realmente saímos, relembramos e falamos: ‘Poxa, foi uma época tão bonita’”, ressalta.
Uma das alunas que estiveram presentes na manhã de atividades foi Ana Júlia de Camargo. Ela, que pretende fazer o curso de Educação Física em caso de aprovação, aproveitou a manhã de atividades para se exercitar e relaxar ao ar livre. A estudante comenta: “Eu estou achando incrível, porque estamos passando por um momento tenso. O Enem já é domingo, e esta manhã com a galera ao ar livre ajuda a gente a descontrair. É muito legal porque toda a equipe gestora está aqui nos dando apoio”.
Sergipe no Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) registrou mais de 85 mil candidatos em Sergipe. A prova do Enem vai acontecer nos próximos dois domingos, sendo o primeiro dia com 45 questões de Linguagens, Ciências Humanas e redação, e o segundo com mais 45 de Ciências Exatas e Biológicas.
A Secretaria de Estado da Educação intensificou as atividades ao longo dos últimos dias e na próxima sexta-feira, 7, realiza a maior revisão geral do país, no Constâncio Vieira, em Aracaju, com estimativa de mais de 6 mil alunos presentes.
Fotos: Maria Odília

















