Equipe de Itabi se destaca nacionalmente e leva o prêmio mais alto da competição internacional, que estimula o trabalho em equipe e a paixão pela matemática
Autora: Michele Becker
A educação pública de Sergipe celebrou, nesta semana, mais uma conquista nacional. A equipe ‘Os Polimáticos’, formada por 24 estudantes do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, no município de Itabi, no médio sertão sergipano, conquistou a medalha de Diamante na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras 2025 (OIMSF), o mais alto reconhecimento da competição.
A prova foi realizada no dia 27 de maio de 2025, com a participação de diversas escolas sergipanas. O resultado oficial foi divulgado nessa segunda-feira, 4 de agosto, e revelou o excelente desempenho da rede pública estadual de ensino. Entre os destaques do Estado de Sergipe, além do Diamante conquistado pelo Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, em Itabi, o Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória, obteve medalha de Prata com a equipe ‘Os Pitufos’ e medalha de Bronze com a equipe ‘Os Pioneiros’. O Centro de Excelência Gov. Lourival Baptista, em Porto da Folha, também conquistou medalha de Bronze com a equipe ‘Equação Fantasma’.
As menções honrosas foram concedidas às equipes ‘Os Fibonacci’, do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju; ‘Os Baixa Renda’, do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, em Nossa Senhora da Glória; ‘Os Perseverantes’, do Centro de Excelência Gov. Lourival Baptista, em Porto da Folha; e à equipe do Centro Estadual de Educação Profissional Professor Udilson Soares Ribeiro, em Simão Dias.
De acordo com o professor de Matemática do Centro de Excelência Maria das Graças Menezes Moura, Bruno da Silva Cabral, a equipe de Itabi foi a única representante da escola neste ano, e o resultado superou todas as expectativas. “Essa premiação é um marco especial para a nossa escola. Já havíamos participado de outras edições com mais equipes, mas sem grandes resultados. Desta vez, com uma equipe mais unida e engajada, conseguimos ir além dos objetivos traçados”, destaca o professor.
Além do desempenho acadêmico, a OIMSF diferencia-se por seu caráter interdisciplinar e colaborativo. Uma das questões da prova é redigida em língua estrangeira, o que exige dos estudantes habilidades em outros idiomas e reforça a importância do trabalho em equipe. A proposta da olimpíada é desenvolver competências matemáticas por meio de uma abordagem dinâmica, que estimula a inovação, o raciocínio lógico e a cooperação entre os alunos.
OIMSF
A OIMSF é uma olimpíada internacional em equipes e interclasses, voltada a estudantes dos ensinos fundamental e médio. No Brasil, é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC), com o apoio do Consulado da França, em São Paulo; da Universidade Metodista de São Paulo e do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Criada em 1990, na França, a Mathématiques sans Frontières (Matemática Sem Fronteiras) é hoje uma referência internacional em atividades que aproximam os estudantes da ciência e da tecnologia. No Brasil, a olimpíada promove oportunidades de destaque para escolas públicas, contribuindo para a formação de jovens mais preparados e conscientes do papel da matemática na sociedade.
Fotos: Unidade Escolar