Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
Os alunos dos 6º anos do ensino fundamental do Centro de Excelência Santos Dumont, em Aracaju, saíram dos limites da sala de aula e participaram, no último sábado, 28, de uma aula presencial sobre o bioma Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. Foram realizadas duas paradas, sendo a primeira no Calçadão da 13 de Julho, onde os alunos aprenderam um pouco mais sobre o ecossistema manguezal.
Na segunda parada, os estudantes foram ao Parque da Cidade, no qual está inserida a Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu, maior fragmento de mata tropical atlântica em Aracaju. Eles estudaram e viram de perto as principais características dessa floresta e discutiram sobre os principais problemas que essa vegetação vem sofrendo com o passar dos anos, como desmatamento e extinção de espécies.
O professor Daniel Santos de Sá, de Geografia, relatou que muitas espécies marinhas utilizam o mangue para a reprodução, e que várias pessoas sobrevivem da pesca e da retirada de crustáceos, como o caranguejo uçá, prato típico da culinária sergipana.
O professor Daniel Sá destacou a importância da aula prática e contextualizada para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. “Quando a aula e o aprendizado rompem a sala de aula tradicional, nossos alunos conseguem atribuir significado aos conteúdos vistos em sala”, afirmou.
De acordo com a diretora, Jeane Carla Góes, “os alunos ficaram encantados com toda a riqueza da floresta e com as espécies de animais que conheceram que pertencem ao bioma”.



