Por Rafaelle Silva/Estagiária
Fonte: Ascom/ Seduc
O passeio pedagógico teve como finalidade o contato com a Mata Atlântica e com a cultura do Estado
Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Augusto Franco, localizado em Pedra Mole, circunscrito à Diretoria Regional de Educação 3, tiveram uma vivência sobre preservação ambiental e cultura sergipana na última quinta-feira, 12. Os estudantes puderam visitar o Parque da Cidade de Aracaju e o Museu da Gente Sergipana. A ação foi realizada com apoio do Censo Educacional do Ministério Público (CEMP) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc).
A iniciativa foi do professor de química, Marcos Santiago, mas também envolveu os professores das disciplinas de biologia, história, matemática e português. Segundo Marcos, a motivação do passeio foi poder proporcionar aos alunos um maior contato com a fauna, a flora e a cultura de Sergipe.
"O passeio teve a finalidade ambiental. Os alunos foram levados para conhecer o zoológico do parque da cidade e ter o contato com a fauna e a flora. Também fomos ao Museu da Gente Sergipana, onde eles conseguiram vivenciar um pouco da nossa cultura. Eles ficaram maravilhados com a riqueza de informações e as inovações tecnológicas do museu", contou Marcos Santiago.
Para a aluna Cíntia Andrade, do 2° ano do Ensino Médio, a iniciativa foi uma imersão no patrimônio cultural e ambiental de Sergipe. "O passeio foi ótimo. Conhecer o museu e o parque da cidade foi uma experiência incrível, pois pude conhecer diversas coisas, como por exemplo linguagens, objetos com nomes diferentes, a fauna, flora e animais da Mata Atlântica, praças que são patrimônio histórico, muitas coisas interessantes", afirmou.
Para o professor Marcos, a importância dessa atividade está ligada à riqueza das temáticas abordadas. "O passeio permitiu que possamos abordar diversos assuntos das mais diversas áreas de conhecimento. A temática que escolhemos foi muito atrativa e chamou muito a atenção dos alunos, visto que eles gostam bastante de atividades extraclasse", explicou.
A diretora da instituição, Elisângela de Jesus, disse que a ação foi uma estratégia de sair um pouco da rotina das aulas. "Muitos de nossos alunos não conheciam os lugares visitados. As atividades tiveram muitos pontos positivos. Só temos a agradecer o acolhimento e a iniciativa do professor Marcos", ressalta.
Já a aluna Ana Letícia dos Santos, do 2º ano do Ensino Médio, disse que quer mais atividades como está. "Foi uma experiência maravilhosa, pois conhecemos a cultura sergipana mais a fundo, além da visita ao parque da cidade, onde conhecemos animais diferentes e muito interessantes. Aprendemos uma forma mais divertida e lúdica, sem nos prendermos somente à sala de aula. Espero que tenha mais vezes", concluiu.




