Alunos do Ensino Integral participam de Formação em Mídia Protagonista

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Por Ítalo Marcos

 

Estudantes das 42 unidades de Ensino Médio em Tempo Integral da rede estadual de Educação participaram nesta terça-feira, 21, de uma formação em Mídia Protagonista. O evento aconteceu na Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju, nos turnos da manhã e tarde, e envolveu 84 alunos ao todo. Os jovens assistiram a palestras ministradas por profissionais de comunicação, publicidade, fotografia e design, os quais falaram sobre as suas áreas para que os alunos pudessem conhecer e se apropriar das ferramentas das mídias e desenvolver projetos no ambiente da escola.

 

De acordo com a coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação, Joniely Cheynne Cruz, é importante os alunos dominarem as ferramentas tecnológicas para utilizarem, tanto no autoconhecimento, como na formação dos seus pares. "Eles atuam como protagonistas, precisam dessa formação e orientação. Temos muitas informações, mas transformá-las em conhecimento é o maior desafio. Os jovens precisam saber usar as mídias com responsabilidade e compromisso social", disse.

 

Após a Formação em Mídia Protagonista, os alunos criarão uma Newsletter, plataforma de mídias sociais para divulgar às outras escolas as boas práticas que estão desenvolvendo em suas unidades de ensino de tempo integral.

 

Segundo Jociela Barboza Morais, assessora pedagógica do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), é de fundamental importância divulgar as ações das escolas. "Temos muitas boas práticas e trabalhos diferenciados, e que muitas vezes ficam dentro dos muros das escolas. Com esse projeto queremos ampliar essas boas práticas, para que uns possam conhecer as ações dos outros, que a comunidade e o Estado tenham conhecimento do que está sendo vivenciando", declarou.

 

Parcerias

 

Para realizar a formação em Mídia Protagonista, o Departamento de Educação da Seed (DED), através do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI), realizou parcerias com a Faculdade Maurício de Nassau, que, além de ceder o espaço físico, ainda promoveu a participação do professor Daniel David, que é mestre em Educação e falou sobre Narrativas Transmídia. "Esses alunos vão produzir conteúdo midiático, então é interessante que isso seja envolvente. A intenção é focar na qualidade desse conteúdo. Os jovens precisam ser protagonistas midiáticos, saber utilizar esses recursos de forma inteligente, levar as informações para as plataformas de mídias sociais de forma fragmentada, para que possam se propagar", explicou.

 

Outra parceria foi com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Ascom), que cedeu profissionais para ministrar palestras. Pela manhã, a repórter fotográfica Janaína Santos conversou com os alunos sobre os vários aspectos da Fotografia, tais como: ângulo, olhar fotográfico, enquadramento, a importância da coerência entre a foto e o texto, entre outros aspectos técnicos.

 

Pela tarde, o jornalista e coordenador da Redação da Seed, Silvio Oliveira explanou sobre a construção do texto nos diferentes meios de comunicação, a importância do público-alvo e dicas de que como escrever o texto para mídias rápidas. Em seguida, o coordenador de Marketing e Mídias da Seed, Eron Neto, ressaltou a importância da construção do newsletter e o email como divulgador desse tipo de mídia e finalizou com a designer Vitória Bezerra sobre o Design Gráfico e as diversas ferramentas que os jovens podem utilizar para a criação da Newsletter, além da importância da cor, dos signos e significados.

 

A aluna Iandra Oliveira Pereira, que estuda no 1º ano do Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo, disse ter gostado de participar da formação. "Estou adquirindo experiência para ajudar a escola. Os conhecimentos que estou aprendendo aqui vão servir para eu saber postar melhor nas redes sociais e fazer a escola ter mais seguidores", afirmou.

 

A mesma opinião foi compartilhada pelo aluno Luiz Felipe, que estuda no 2º ano do Centro de Excelência Marechal Pereira Lobo. "Estamos aprendendo várias coisas novas para levar para a vida. Assim poderemos divulgar melhor as nossas ações feitas na escola, como as disciplinas eletivas, projeto de vida, práticas experimentas. Por isso precisamos de uma comunicação melhor para divulgar aos colegas de outras escolas", disse.

 

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Notícias Anteriores