A visita proporcionou aos estudantes uma experiência prática e interativa com as novas tecnologias
Por Caio Queiroz (estagiário)
Os alunos do Centro de Excelência Educação Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, localizado em Nossa Senhora do Socorro, tiveram a oportunidade de visitar o Espaço Energia na última quarta-feira, 21. A visita faz parte de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) e a Energisa, que tem como objetivo aproximar jovens das inovações tecnológicas e do conhecimento sobre energia sustentável.
Para Claudia Valéria, diretora do Centro de Excelência Educação Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, essa experiência é um diferencial no aprendizado dos alunos. “As visitas dos alunos ao Espaço Energia da Energisa integram o planejamento da Eletiva de Robótica, cujo objetivo é ampliar o conhecimento dos estudantes em lógica de programação. Nesta eletiva, a professora tem utilizado a maleta de robótica como ferramenta prática, abordando conceitos de programação aplicados à automação industrial. A importância é principalmente despertar o pensamento computacional dos alunos dentro da indústria de automação industrial”, afirmou a diretora.
Segundo o Departamento de Educação da Seduc, 2.535 alunos da rede estadual já passaram pelo espaço no período de outubro de 2023 a agosto de 2024. A programação no Espaço Energia inclui atividades interativas que abordam temas como eficiência energética, energias renováveis e o impacto das tecnologias no dia a dia. Os alunos também têm a chance de interagir com dispositivos e simuladores que mostram na prática como funciona a geração e distribuição da energia elétrica.
Segundo o diretor do Departamento de Educação (DED/Seduc), professor Genaldo Freitas, o Espaço Energia pode ser utilizado por todos os professores, de qualquer área do conhecimento da rede pública estadual, desde que as temáticas sejam inseridas nos planejamentos da sala de aula. “O projeto ‘Espaço Energia’ se configura como mais uma importante ferramenta pedagógica, com recursos de áudio e vídeo e atrações de alta tecnologia, favorecendo ao professor o desenvolvimento de práticas educativas com os estudantes, voltadas ao desenvolvimento de habilidades elencadas no Currículo de Sergipe, a partir da temática uso seguro e eficiente de energia elétrica, novas tecnologias e sustentabilidade”, afirmou.
Ester Peixoto, aluna do Centro de Excelência Educação Profissionalizante Professora Neuzice Barreto, conta a experiência da visita ao Espaço Energia. “Nós tivemos uma oportunidade incrível de conhecer a forma teórica e prática através de telas, óculos virtuais, experiências onde chegamos a ver o começo da trajetória, de como conhecemos a energia. Foi incrível e é uma experiência que vou levar para a vida”, comentou.
Parceria da Seduc com a Energisa
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura e a empresa energética Energiza firmaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de fomentar o projeto de capacitação de alunos e professores, quanto ao uso sustentável da energia elétrica. Para realizar a visita, as escolas por meio de professores, coordenadores, diretores ou um responsável pela unidade de ensino da rede estadual, se inscrevem através do link https://espacoenergiase.institutoefort.com.br/ e em seguida o representante da escola deverá fazer o agendamento da visita por meio do WhatsApp.
Os professores responsáveis poderão agendar a visita da escola ao Espaço Energia, um empreendimento recém-inaugurado da Energiza que tem a finalidade de ser um espaço de aprendizagem com tecnologia de ponta, metaversos, equipamentos sensoriais e 7D.
“O Espaço Energia oferece um ambiente educacional multidisciplinar que permite um aprendizado imersivo e interativo. A parceria com a Seduc, desde 2023, permite que as escolas da rede pública realizem essas visitas ao espaço ao longo do ano. Os professores têm a oportunidade de trabalhar conteúdos como energias renováveis, eficiência energética, uso seguro da energia e sustentabilidade”, explica o especialista em Eficiência Energética da Energisa Sergipe, Pedro Lins.
Espaço Energia
Inaugurado em 2023, no bairro Farolândia, o espaço conta com diversas experiências sensoriais e interativas que levam o público a entender como funcionam a geração, transmissão e distribuição de eletricidade, além de passar orientações de segurança e uso eficiente da energia. A Energisa investiu cerca de R$ 10 milhões, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Os professores e alunos visitam as 16 estações do conhecimento. A primeira experiência começa no planetário em 180°, uma sala de projeção que conta a teoria do Big Bang. Logo após o tour inicial, o visitante é conduzido por técnicos por um painel interativo em que pode utilizar o QR-Code para saber o consumo de cada aparelho e eletrodoméstico de uma casa, até chegar a um ambiente onde a história da empresa e a da energia são aliadas para a aula de geografia e história de Sergipe.
Em uma das estações os educadores gerarão energia através da movimentação por meio do efeito do impulso do corpo num pavimento piezoelétrico. Os instrutores colocam música, e os educadores se movimentam ao máximo para gerar energia. Eles conhecem a dinâmica piezoelétrica, que é a capacidade de gerar ondas elétricas por resposta a uma pressão mecânica, no caso, do corpo humano.
Também há uma Estação Segurança, na qual se conhecem as principais orientações de segurança para evitar acidentes com a rede elétrica; um Quiz Interativo, no qual o visitante participar com testes de conhecimento e o esperado Cinema 7D, onde os visitantes podem, através da realidade virtual, conhecer os caminhos da energia elétrica, desde a fonte até chegar às residências.
Há também um Aerogerador, que é um equipamento que utiliza a energia cinética do vento, convertendo-a em energia elétrica, e o Painel fotovoltaico policristalino, que capta a energia solar e converte em energia. Todos eles são integrados para a geração de energia do prédio.