Alunos do programa Sergipe no Mundo dão início à imersão cultural e educacional na Espanha

Estudantes vivenciam cultura espanhola e aprimoram habilidades linguísticas em intercâmbio promovido pelo Governo de Sergipe

Por Izabela Campos (estagiária)

Os estudantes da rede pública estadual de ensino integrantes do programa Sergipe no Mundo deram início à sua primeira semana de intercâmbio na cidade de Sevilha, na Espanha. Nesta fase, os intercambistas puderam começar a aprofundar o domínio da língua espanhola e explorar novas experiências culturais, participando de atividades acadêmicas, passeios turísticos e atividades de integração que ampliam sua visão de mundo.

Oferecendo imersões internacionais significativas, o ‘Sergipe no Mundo’ reforça a estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, de preparar estudantes para os desafios contemporâneos, estimulando habilidades linguísticas, culturais e sociais que contribuem para seu desenvolvimento pessoal e futuro profissional.

Os intercambistas da cidade espanhola estão realizando os estudos por meio de uma imersão linguística e cultural na Enforex Sevilla, escola de idiomas localizada no coração histórico da cidade, próxima ao complexo palaciano Alcáceres Reais de Sevilha. Com pequenas turmas e uma metodologia comunicativa, a escola oferece aulas intensivas de espanhol combinadas com atividades culturais, como visitas guiadas e interação com nativos, permitindo que os alunos explorem a cidade e desenvolvam competências linguísticas e culturais em um ambiente autêntico.

“Está sendo uma experiência muito especial estar em outro país. A cada dia descubro coisas novas, visito lugares incríveis e sinto a energia daqui. A Espanha tem me mostrado muita coisa legal, desde a comida até as diferenças no nosso dia a dia, dos costumes e tradições. Estou aprendendo bastante e aproveitando cada momento. É incrível até onde a educação pode levar as pessoas”, expressa a aluna Laura Kalline Rosário de Abreu do Centro de Excelência Epifânio Dória, em Poço Verde, município do centro-sul sergipano.

Estudante do Colégio Estadual Almirante Barroso, em Muribeca, cidade do baixo São Francisco, Maria Ludymilla de Almeida Santos afirma estar desfrutando da oportunidade única de conhecer novos pontos turísticos no país europeu. “Sevilha tem alguns dos maiores templos góticos do mundo. Ao entrar em um deles, fiquei impressionada com a grandiosidade do espaço, a beleza dos vitrais coloridos e a riqueza cultural do local. Hoje, visitaremos o Real Alcázar, um palácio que reúne diferentes estilos arquitetônicos e elementos góticos. Seus jardins e salões são verdadeiramente encantadores. Estou vivendo uma jornada cultural nesta cidade tão bela, conhecendo a gastronomia local e interagindo muito bem com as pessoas”, conta a aluna, entusiasmada com a experiência.

Durante os próximos dias de estada, os estudantes terão uma experiência cultural intensa, explorando os principais pontos da cidade por meio de atividades práticas e imersivas. As visitas programadas incluem o Museu Naval e a Torre del Oro, que proporcionam aprendizado e contato direto com a história local. A programação inclui, também, a possibilidade de conhecer cidades vizinhas, oferecendo momentos de integração, descoberta e vivência cultural únicas.

De acordo com Suzana Fonseca, acompanhante do grupo na cidade espanhola, a experiência de estar com a equipe é desafiadora, mas também gratificante.

“A responsabilidade é enorme, já que eles estão sob tutela do Estado, e precisamos fiscalizar tudo, desde a acomodação com as famílias, até o desenvolvimento na escola, interação com estrangeiros e nativos, entre outros. Mas é, também, muito gratificante poder acompanhar a evolução deles, desde o embarque no aeroporto até a chegada à Espanha. Aqui, em Sevilha, eles já estão evoluindo, ganhando independência, conhecendo a cidade e se situando nos lugares. Estão gostando muito das famílias que os acolheram. Todos os dias chegam à escola contando coisas novas”, compartilha Suzana.

Internacionalização 

Criado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), o programa Sergipe no Mundo é a política de internacionalização da educação pública instituída pelas Leis nº 9.040/2022 e nº 9.060/2025. A iniciativa oferece intercâmbios educacionais para estudantes da rede pública estadual de ensino, promove a formação de professores e fortalece o ensino bilíngue com o apoio do Centro Estadual de Idiomas, presente em todas as diretorias regionais.

Em sua estreia, em 2024, 49 alunos participaram da experiência internacional em cinco cidades: Boston (Estados Unidos), Vancouver (Canadá), Waterford (Irlanda), Brighton (Inglaterra) e Sevilha (Espanha).

Em 2025, o programa atingiu um novo patamar, com um total de 100 estudantes selecionados, o dobro da edição anterior. Com a inclusão de Lyon (França) e Camberra (Austrália), o intercâmbio passou a abranger sete países. Nesta edição, o Governo do Estado investiu mais de R$ 5 milhões, fortalecendo o impacto social, cultural e acadêmico da iniciativa.

A iniciativa contempla alunos do ensino médio, entre 14 e 17 anos de idade, da rede pública estadual, com vivências e experiências de imersão, socialização cultural e formação para uma cidadania global. Os jovens viajaram com todas as despesas custeadas pelo Governo de Sergipe, e contam com a assistência, acolhimento e suporte logístico da equipe do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seed), responsável por coordenar o programa.

Os contemplados receberam um kit viagem com mala com capacidade para até 23 kg com capa, mochila, nécessaire, camiseta, conjunto de moletom, diário de bordo, garrafa térmica (squeeze), etiquetas de bagagem, bolsa lateral e broches com a identidade visual do programa.

Os intercambistas também levaram um tablet, recebido anteriormente por meio do programa Educação Conectada. Além disso, foram presenteados com um aparelho celular, doado pela Receita Federal.

Todos os estudantes recebem a documentação necessária para a viagem gratuitamente, como passaporte e visto. Ao retornarem da imersão cultural e linguística, os beneficiados pelo programa estarão automaticamente matriculados no Centro Estadual de Idiomas (CEI).

Fotos | Ascom Seed

Notícias Anteriores