Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
O Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, em Aracaju, promoveu o Projeto Minha Cor, Minha Identidade, que foi desenvolvido durante todo o mês de novembro, cuja culminância se deu na quarta-feira, 30.
Durante todo o mês de novembro foram desenvolvidas atividades pedagógicas com ênfase no debate sobre as questões raciais, tanto nos aspectos culturais, históricos, quanto na reflexão acerca do preconceito racial ainda presente em nossa sociedade.
A culminância das atividades contou com apresentações referentes à semana da Consciência Negra, com diversas apresentações culturais por meio da dança, arte, literatura, palestras e filmes. Os estudantes tiveram a oportunidade também de participar de desfile de beleza negra, oficina de turbantes, grafitagem, capoeira, percussão, apresentações artísticas (teatro, dança, jogral, poema e paródia), exposição de painéis, entre outras.
O diretor da unidade de ensino, Alex Fabiano, enfatizou que "há uma grande importância dessas atividades pedagógicas, não apenas como um dia festivo, mas também como um elemento de construção da formação cultural e intelectual de nossos estudantes, podendo compreender a formação da nossa sociedade e suas diferenças".
Todos os alunos da escola se envolveram no projeto, sob a orientação dos professores e com o apoio das equipes pedagógica e diretiva, desenvolvendo também o processo de integração da comunidade escolar.

















