Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Por Sílvio Oliveira
Os alunos Robson Fernando Bomfim Santos e José Adailton Santos Nascimento, ambos matriculados no ensino médio do Colégio Estadual Ministro Marco Maciel, em Aracaju (SE), foram agraciados com as medalhas de ouro e prata, respectivamente, na 19ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
A entrega das medalhas aconteceu nesta terça-feira, 25, com o auditório lotado de estudantes, familiares e professores.
Os 11 estudantes que também participaram das provas elaboradas pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) também receberam uma certificação de participação, além do professor orientador Manoel Messias Pereira Valido Filho, que também é o responsável pela OBA no Colégio Estadual Ministro Marco Maciel.
"Desde o 1º ano do ensino médio vamos verificando os perfis dos alunos e eles são submetidos ao teste. No 2º ano eles repetem a mesma prova, no terceiro ano também. Percebemos que há um crescimento e chegam ao sucesso que estamos vendo", explicou Manoel Messias.
O professor Messias disse que os estudantes não são obrigados a participar das atividades realizadas em um turno distinto do letivo. Os alunos que demonstram aptidão para as matérias são trabalhados individualmente nos dias de sábado e participam de atividades de Física, Astrofísica, Matemática e Astronáutica.
"O incentivo a continuar é quando vemos os resultados e que algo mudou na vida deles. Quando percebemos a emoção no olhar de cada um e a vontade de continuar", revela o professor.
Sucesso do aluno
Robson Fernando Bomfim Santos é aluno do 3º ano do ensino médio e se prepara para a OBA desde o 1º ano do ensino médio.
Na edição de 2016 o jovem participou da modalidade no nível 4, tendo como nota 8,45, sendo contemplado com a medalha de ouro. Na edição de 2015, Robson foi agraciado com a medalha de bronze.
Acompanhando o filho na premiação, o pai Robson Correia Santos não escondeu a emoção de ver o estudante agraciado com medalha de ouro.
"É uma vitória ver meu filho crescer. Não tem preço. Incentivo a estudar, buscar algo sempre melhor e ele vem mostrando o que quer", afirmou.
José Adailton Santos Nascimento Júnior, aluno do 2º ano do ensino médio, foi contemplado com a medalha de prata com nota 7,25. "A astronomia não está dentro do currículo, mas é sempre um aprendizado. Quero continuar aperfeiçoando meus conhecimentos nas exatas, como Física e Matemática", afirmou.
Olímpiada Brasileira
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).
A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos.
Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até alunos do último ano do Ensino Médio.
A OBA e a MOBFOG ocorrem totalmente dentro da própria escola, em uma única fase, e consistem na realização de uma prova no horário mais conveniente para a escola e na própria escola. A edição de 2016 ocorreu no dia 13 de maios de 2016.
Ao final da OBA e da MOBFOG todos os alunos recebem um certificado de participação impresso com o nome e, se ganhou alguma medalha, o tipo dela também constará no certificado. Todos os professores envolvidos no processo e os diretores escolares também recebem os certificados, além da escola que realiza.








