Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Conselheiros de Educação do Nordeste e dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Espírito Santos estão participando em Aracaju do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação – Região Nordeste.
O evento, que acontece no auditório do Real Classic Hotel, foi aberto nesta quinta-feira, 15, pelo secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e pelo presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), José Joaquim Macêdo.
Representando o governador Jackson Barreto, o secretário Jorge Carvalho desejou boas-vindas aos participantes do Fórum. "Sergipe recebe de braços abertos todos vocês. Tenho certeza de que este encontro nacional será de suma importância para a educação brasileira", disse o secretário.
A professora Suely Melo de Castro Menezes, presidente do Fórum Nacional dos Conselheiros Estaduais de Educação, agradeceu o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação, para a realização do evento em Aracaju.
"É sempre bom retornar a esta cidade maravilhosa. Durante esses dois dias, iremos discutir temas importantes para a educação do país. Será também um momento de reflexão para todos nós que fazemos parte deste contexto", disse.
Palestrantes
O diretor de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, Valdecir Carlos Tadei, representante do ministro da Educação, Mendonça Filho, foi um dos palestrantes. Ele abordou o tema "Perspectiva na Educação Profissional nos tempos atuais".
"A Educação profissional é um importante instrumento para o Brasil. Uma das saídas para superar a crise está na preparação dos jovens, que devem ser preparados para enfrentar o mercado de trabalho com a mão de obra especializada", disse.
Parceria
Segundo Tadei, o MEC tem um projeto piloto que deverá ser implantado em várias regiões do país.
"Iremos promover a integração do ensino técnico com a indústria. Deveremos atender também aos jovens que estão cursando mestrado e doutorado, objetivando gerar o registro de patentes. O aluno precisa desenvolver e participar mais dentro das indústrias. Temos, inclusive, uma parceria com o SENAI, que será fundamental para todos os participantes do projeto", ressaltou.
Logo após a palestra do diretor do SETEC/MEC, a professora Beatriz Mandelert Padovani, conselheira do CEE/PA, falou sobre a Educação Inclusiva no Brasil.
O Fórum tem prosseguimento nesta sexta-feira, 16, a partir das 8h. A professora Suely Melo de Castro, presidente do FNCE, será uma das palestrantes. Ela vai abordar o tema "Sistema Nacional de Educação". Logo em seguida, a diretora do Departamento de Educação da SEED, Gabriela Zelice, irá falar sobre "Base Nacional Comum Curricular".
Em seguida, será a vez da conselheira do Pará, Maria Beatriz Padovani, que irá falar sobre "Socialização da Minuta do Termo de Regime de Colaboração".







