Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
Nos preparativos para o seu centenário, o Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes), vinculado à Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realiza uma série de atividades em comemoração ao 99º aniversário de fundação. Nesta quinta-feira, 13, aconteceu o lançamento e exibição do documentário “Apes: 100 anos de memória, história e cultura”, produzido pela TV Alese, que homenageia funcionários históricos como Epifânio Dória e Pedrinho Santos, juntamente com os atuais. O produto audiovisual é fruto de parceria entre a Seduc e a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, cujo objetivo é divulgar os serviços prestados pelo Apes à sociedade em quase 100 anos de existência.
A diretora da Assessoria de Comunicação da Seduc, jornalista Gleice Queiroz, que na cerimônia representou o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho, falou da importância do Apes no sentido de salvaguardar a memória da administração pública estadual e como o apoio da TV Alese foi crucial para contar essa história. “O documentário foi pensado para mostrar esse contexto de relevância histórica para os sergipanos, ouvindo quem fez parte dessa trajetória, os historiadores, os ex-funcionários, entre tantos que contribuíram para esse momento de celebração”, disse ela, que também foi homenageada durante o evento. “Receber essa homenagem é fazer parte da história. Para mim é uma grande honra como jornalista e sergipana”, acrescentou.
Para a diretora do Arquivo Público, professora Sayonara Rodrigues, o lançamento do documentário coroa com júbilo os 100 anos do Apes em favor da memória e cultura de Sergipe. “É mais uma forma para que as pessoas possam conhecer um pouco mais a história do arquivo, criar um sentimento mesmo de identidade, de pertencimento. Aqui a gente guarda a nossa memória, a nossa cultura, e também é uma casa de gestão documental porque aqui fazemos o gerenciamento de documentos, organizamos e preservamos os documentos que são disponibilizados não só para pesquisadores, mas também para cidadãos que vêm aqui em busca dos seus direitos”, declarou
O documentário “Apes: 100 anos de memória, história e cultura” tem duração de 46 minutos e conta com 12 depoimentos de sergipanos que narram fatos interessantes e históricos relacionados ao Arquivo Público de Sergipe. A produção é assinada pela equipe de jornalismo da TV Alese, que também foi homenageada durante o lançamento. O diretor geral da emissora, Benildo Santana, destacou que “é uma grande honra estar aqui nesse evento sendo homenageado pelos historiadores, pelo Apes, uma instituição importantíssima para o estado e para o país. Muitas pessoas acham que aqui só frequentam pesquisadores, mas não; aqui é um espaço de todos os sergipanos. A TV Alese se coloca à disposição e faz esse papel importante de divulgar esse trabalho e a comemoração dos 100 anos com esse documentário que a gente preparou com muito carinho”.
Participaram ainda do evento as historiadoras sergipanas Terezinha Alves Oliva, professora aposentada do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e Beatriz Góes Dantas, antropóloga e professora emérita da UFS. “É uma ocasião muito importante para os sergipanos e particularmente para mim, que conheci o arquivo há 50 anos numa situação absolutamente de abandono; e graças à atuação do secretário e do governador, que ficaram sensibilizados, a gente conseguiu mudar essa realidade com a ajuda dos estudantes da universidade e das várias pessoas que foram se agregando ao longo desse processo”, concluiu Góes.





