Arquivo Público de Sergipe comemora 100 anos com exposição itinerante

Por Michele Becker
Fonte: Ascom/ Seduc

 

Na terceira edição do ‘Sergipe é aqui’, em Porto da Folha, visitantes conheceram a história centenária do Arquivo Público do Estado de Sergipe

A terceira edição do ‘Sergipe é aqui’, ocorrida em Porto da Folha na última sexta-feira, 14, contou com a presença de um grande público, sobretudo nas imediações do Centro de Excelência Governador Lourival Batista. Além dos serviços ofertados pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), os visitantes portofolhenses tiveram a oportunidade de conhecer a história do Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes) que, neste ano, comemora seu centenário de existência e de serviços prestados à sociedade sergipana.

 

De acordo com a diretora do Apes, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana, a exposição itinerante “Arquivo Público do Estado de Sergipe: 100 anos de memória, história e cultura” foi lançada no hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e agora passa a integrar as ações do ‘Sergipe é aqui’ e irá percorrer diversos municípios sergipanos ao longo do ano.

 

“Como não podemos levar os documentos, decidimos realizar uma exposição itinerante para que as pessoas tenham contato com o nosso acervo, conheçam nossa história e valorizem nossa cultura”, destacou a gestora durante conversa com um grupo de estudantes que visitavam a exposição.

 

O Apes é uma instituição que está encarregada de guardar, preservar e dar publicidade aos documentos produzidos pelo poder executivo ao longo da sua história, como correspondências oficiais, leis, decretos, documentos da burocracia estadual, mapas, fotografias, jornais, entre outros. O Arquivo tem alimentado pesquisas, entre monografias de conclusão de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado, produzidas dentro e fora do estado, e até pesquisas de estudiosos de outros países.

 

Histórico

 

O Arquivo Público do Estado de Sergipe tem sua origem na Seção de Arquivo da Biblioteca Pública Provincial, criada em 1848. No Governo de Maurício Graccho Cardoso, em 15 de outubro de 1923, foi criado oficialmente o Arquivo Público do Estado. Em 1926, o Arquivo voltou à condição de Seção da Biblioteca Pública, mantendo-se nesta situação até 1945, quando ganha autonomia e passa a ter seu acervo armazenado no prédio da antiga Assembleia Legislativa, permanecendo até 1964, quando é transferido para o prédio da antiga Escola Normal, atualmente, Centro do Turismo. Em 1970, então vinculado ao Departamento de Cultura e Patrimônio Histórico (DCPH) da Secretaria de Educação e Cultura, mais uma vez, o Apes muda de sede indo para o prédio conhecido como Atheneuzinho, atualmente Museu da Gente Sergipana. Somente em 1975, o Apes foi para a atual sede, o Palácio Carvalho Neto, um prédio construído em 1936, para a abrigar a então Biblioteca Pública do Estado, em estilo Art Déco.

 

Dentre os documentos do Arquivo Público estão a escritura de compra e venda de uma propriedade rural de 1692, pertencente à coleção do pesquisador Sebrão Sobrinho; também existem outras coleções particulares a exemplo do jurista Gumercindo Bessa; de documentos do poeta Freire Ribeiro e do pesquisador e historiador Epiphanio Dória, entre outros. Consta ainda do acervo do Apes todo o diário oficial, impresso em Sergipe desde a primeira edição em 1895, até o último circulado em formato impresso, em dezembro de 2012.

 

O Apes é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h para consulta aos documentos. Ele está localizado na Travessa Benjamin Constant (ao lado da Praça Fausto Cardoso), 348, no Centro de Aracaju.

Notícias Anteriores