Por Lucas Silva
Fonte: ASCOM / SEED
Coordenada pela jornalista Gleice Queiroz, a Ascom/Seed apresentou os resultados dos projetos desenvolvidos pela equipe de Comunicação da Seed e as perspectivas para 2018 em Encontro Técnico de Gestores
Por Lucas Silva
A relação institucional da Secretaria de Estado da Educação (Seed) com a imprensa local e nacional foi o tema da exposição feita pela coordenadora de Comunicação da pasta, Gleice Queiroz, durante a terceira edição anual do Encontro Técnico de Gestores. Destinado a apresentação do monitoramento dos resultados do Plano de Trabalho Anual 2017 e do Plano Estratégico (PES) 2015-2018 do Governo de Sergipe na área da Educação, o evento foi realizado nesta segunda-feira, 28, em Aracaju, e coordenado pela Assessoria de Planejamento (Asplan/Seed).
Durante a reunião, todos os departamentos, assessorias, coordenadorias e Diretorias de Educação da Seed apresentaram o balanço das ações executadas nos últimos três anos e as metas a serem atingidas até o final de 2018. O encontro teve a participação do secretário de Estado e do superintendente Executivo da Educação, Jorge Carvalho e professor Everton Siqueira, respetivamente, e de todos os gestores centrais da Seed.
Em 2017, de acordo com a jornalista Gleice Queiroz, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Ascom/Seed) criou novos produtos comunicacionais para melhorar o relacionamento do Governo de Sergipe, na área da Educação, com a sociedade e com os meios de comunicação social. A partir de um trabalho planejado, explicou a coordenadora de Comunicação da Seed, a Educação Sergipe passou a ocupar, semanalmente, a grade fixa de programação da Aperipê TV e da Aperipê FM, com os programas Educa + Tv, veiculado aos sábados, e o Educa + Rádio, veiculado às sextas-feiras, ambos produzidos pela equipe da Ascom.
"De modo inovador, a Assessoria de Comunicação da Seed implementou, também este ano, o projeto Ascom Itinerante, que visa subsidiar os diretores escolares quanto ao relacionamento destes com a sociedade e com a imprensa e as possíveis formas de divulgação de atividades e projetos desenvolvidos nas escolas da rede pública estadual", salientou Gleice Queiroz.
Atendimento à imprensa
Segundo o relatório apresentado pela coordenadora Ascom no 3º Encontro Técnico de Gestores da Seed, de janeiro a novembro deste ano, a equipe de jornalismo do setor já publicou 1.352 matérias jornalísticas no Portal da Educação, publicizando as ações do governo estadual na área da educação pública. "Além dos acessos em nosso site, que superam a marca de 770 mil visualizações apenas este ano, esta produção jornalística feita pela Ascom tem pautado significativamente a imprensa local de modo positivo. Das 1.352 matérias e reportagens jornalísticas que publicamos, 1.103 foram aproveitadas por veículos de mídia imprensa, de TV, de rádio e de internet, o que representa um aproveitamento deste material superior a 80%", frisou Gleice Queiroz.
De acordo com a jornalista responsável pela Comunicação oficial da Seed, a Ascom prestou 1.203 atendimentos à emissoras de rádios e outros 824 a canais de televisão. Aos jornais impressos e a sites jornalísticos foram mais de 1.100 atendimentos feitos pela Ascom, que produziu ainda 63 briefings pautando as mídias em temas importantes à Política Estadual de Educação.
"Ainda na área de jornalismo, produzimos quatro séries especiais de reportagens e implementamos, a partir de 2017, o Informe Educação, um apanhado geral da produção jornalística diária, que distribuímos uma vez por semana, em formato html, para grupos de discussão em aplicativos de conversa instantânea, como o Whatsapp", acrescentou.
Na área de comunicação audiovisual, informa o relatório da Ascom/Seed, foram produzidos este ano 34 programas Repórter Educação, 32 programas Educa + Tv, 29 edições do Educa + Rádio e sete programas TV Seed.
Redes sociais
Por entender as redes sociais na internet como importante canal de diálogo com a sociedade sergipana, a Assessoria de Comunicação da Seed atua de modo incisivo nas mídias sócias. Apenas em sua fanpage no Facebook, a Educação Sergipe fez mais de 1.400 postagens e alcançou mais de 1.644.000 pessoas, e teve como retorno 6.594 comentários, dos quais 95% deles positivos. Ao todo, apenas este ano, já foram contabilizadas mais de 235.940 interações nesta mídia social.
2018
Após apresentar o balanço das ações realizadas pela Ascom/Seed, a coordenadora Gleice Queiroz expos as projeções do setor para o próximo ano. Segundo explicou aos demais gestores da pasta, a equipe de Comunicação da Educação de Sergipe trabalhará para firmar parcerias com institutos e fundações no sentido de realizar treinamentos em mídias (media training), com especialista na área de estratégias comunicacionais, para capacitar gestores e equipes diretivas das escolas da rede pública estadual a se relacionarem com a imprensa de modo a melhorar a comunicação do Estado com a sociedade.
"Vamos também realizar a primeira exposição fotográfica da Ascom, para darmos visibilidade as nossas pautas e mostrar o excelente trabalho que tem sido produzido pelos nossos repórteres fotográficos, no dia a dia da cobertura jornalística das ações de governo da área da educação pública", disse Gleice Queiroz. Ela anunciou ainda que irá propor ao Governo Jackson Barreto a criação do Prêmio Estadual de Jornalismo da Educação Pública. Para finalizar, a coordenadora da Ascom/Seed afirmou que buscará regionalizar cada vez mais a comunicação pública do governo estadual na área da Educação.
Realizado anualmente desde 2015, primeiro ano da gestão do secretário Jorge Carvalho à frente da pasta da Educação, o Encontro Técnico de Gestores da Seed teve a proposta de realinhar e promover adequações no PES para o ano de 2018.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabelanormal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif;}


