Atheneu Sergipense recebe campanha educativa sobre segurança no trânsito

Por Detran/ SE
Fonte: Ascom/ Seduc

O Detran/SE realizou na manhã desta terça-feira, 7, ações educativas voltadas para a segurança do ciclista no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, em parceria com órgãos de trânsito e de educação. Foram realizadas uma blitz educativa para conscientização de condutores e uma palestra para os alunos dentro das ações do ´Detran/SE nas Escolas´, da Coordenação de Educação para o Trânsito (COET).

 

Participaram das ações o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran/SE), Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV); Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), SMTTs Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, Faculdade Uninassau. Também estiveram presentes a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade; os diretores de Atendimento, Renato Constâncio, e de Operações, Carlos Alberto Araújo; o presidente do Cetran/SE, Fabrício Alcântara; a diretora da Diretoria Regional de Aracaju (DEA), Gilvânia Guimarães; diretor do Atheneu, Daniel Lemos.

 

O motociclista Ronaldo dos Santos aprovou a iniciativa. “A gente vê no trânsito muitos acidentes, pois as pessoas não têm respeito e esses alertas são importantes”, disse. A opinião é compartilhada pelo segurança Rubian Barbosa, que também foi abordado durante a blitz educativa. “Acho importante essa ação, porque muitas vezes serve para chamar a atenção das pessoas que estão no dia a dia no trânsito sobre o perigo que passamos na via”.

 

Após a blitz, foi realizada, no auditório do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a palestra "A Segurança do Ciclista na Via: o que devemos e podemos fazer?", com diretor de pesquisas da ONG Ciclo Urbano, Waldson Costa.

 

Para a diretora-presidente do Detran/SE, Naleide de Andrade, é importante incentivar o uso de bicicletas, mas para isso a sociedade precisa estar consciente das obrigações em proteger essas pessoas no trânsito. “Entendemos que a bicicleta é um transporte barato e ecologicamente correto e devemos incentivá-lo. Entretanto, para isso, é necessário que as pessoas tenham a consciência da fragilidade desse transporte e coloquem-no, assim como os pedestres, como prioridades no trânsito. Por isso a necessidade dessa mobilização para conscientizar a sociedade sobre os cuidados para a segurança dos ciclistas”, destacou.

 

A diretora da DEA, Gilvânia Guimarães, classificou como imprescindível para a área da educação esse tipo de interação. “O trânsito faz parte da transversalidade de temas que temos que tratar em nossas escolas e nada melhor do que o Detran, com todo o conhecimento técnico que tem, para contribuir com a escola na formação desses estudantes. Quanto mais a gente formar parcerias sólidas que venham a contribuir com a formação macro desses estudantes a gente vai estar preparando uma geração melhor, uma sociedade melhor, onde o respeito a vários pontos, inclusive o trânsito, vai estar sendo pautado”, disse.

 

O diretor do Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, também se mostrou feliz em receber os órgãos de trânsito para compartilhar conhecimentos com os alunos. “Nós temos um projeto, ‘Atheneu ONU’, que trabalha com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), e nós hoje estamos cumprindo um objetivo, o de Cidades e Comunidades Sustentáveis, ou seja, possibilitando um melhor trânsito na cidade utilizando a bicicleta e transportes que possam diminuir a emissão do gás carbônico”, lembrou.

 

Após a palestra, alguns brindes foram sorteados entre os alunos. Karla Gabriele, aluna do 2º ano, foi agraciada com uma bicicleta e ficou feliz por ter sido sorteada. “Era algo que eu já queria muito. Gostei também da palestra, pois vimos a preocupação com os ciclistas”.

Notícias Anteriores