Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc
Faltando 34 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 1.300 estudantes de 14 escolas da rede estadual estiveram nesta segunda-feira, 10, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, para acompanhar a gravação do CD e DVD da aula-show “O Enem, o Sonho e Você”, promovida pelo professor Fabiano Oliveira, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). Consolidada no estado, a iniciativa já está na sexta edição e tem como metodologia transmitir conteúdos de linguagens, literatura e redação por meio de paródias.
O professor Fabiano Oliveira, que iniciou esse projeto no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju, explicou que durante a aula-show os estudantes podem dirimir dúvidas sobre figuras de linguagem, variação linguística, realismo, entre outros. “O que vai acontecer hoje aqui é histórico, é pioneiro, é futurista. É uma nova forma de fazer educação. Mais uma ação para que o professor em sala de aula possa utilizar esse material. Esse projeto começou em 2015 dentro da sala de aula como prática minha. Depois eu percebi que ele era grande demais para deixar em uma escola só. Foi aí que conseguimos levar para outras escolas, e hoje eu percorro o país representando Sergipe, representando a escola pública”, declarou.
A chefe de gabinete da Seduc, Rosilene Rodrigues, que representou o secretário de Estado da Educação, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, destacou que a ação gera motivação entre os estudantes. “Trago o abraço do professor Josué Modesto, que é entusiasta de ações como essas e sempre fez questão de apoiar por acreditar na evolução da escola pública; por acreditar em uma escola de qualidade. Esse é um trabalho que realmente faz a diferença na escola e na preparação dos estudantes. Vocês são merecedores de toda a dedicação do professor Fabiano Oliveira”, disse ela, em conversa com os alunos do terceiro ano da rede estadual.
Para a aluna Anne Victória Simões, do Centro de Excelência Santos Dumont, localizado no bairro Atalaia, em Aracaju, a metodologia utilizada pelo professor Fabiano é bastante interessante porque une a música com conteúdos para o Enem. “É um projeto que envolve bastante por conta das músicas e pela importância dos conteúdos. Linguagens, literatura e redação requerem muita atenção de nós estudantes porque requerem muita interpretação e leitura. As dicas de hoje com certeza vão me ajudar”, relatou a jovem do 3º ano do ensino médio
Quem também aprovou a proposta de aprender por meio de paródia foi o estudante Rhuan Rômulo de Andrade, que estuda o 3º ano do ensino médio no Centro de Excelência Barão de Mauá, escola situada no bairro São Conrado, em Aracaju. De acordo com ele, a aula-show mostra que trabalhar temas do Enem também pode ser divertido. “É uma forma descontraída de aprender. A rotina de preparação muitas vezes nos deixa mais apreensivos por conta da cobrança que é feita. Com esse tipo de aula podemos ficar tranquilos”.
O evento contou com apoio da Seduc na logística de contato com as escolas, sobretudo na disponibilização de ônibus, lanches, distribuição de apostilas e material de projeção e telão. A diretora do Departamento de Educação, professora Ana Lúcia Lima, destacou que é de interesse da Secretaria de Estado da Educação fortalecer iniciativas dessa natureza. “É uma ação da rede para a rede e que nos orgulha muito. O professor Fabiano Oliveira tem um protagonismo muito grande com esse tipo de metodologia que só vem a engrandecer e ajudar a preparação dos nossos estudantes para o Enem”, concluiu.



