Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc
Todas as 48 escolas do Ensino Médio em Tempo Integral participaram da Avaliação Diagnóstica da Seduc
Durante o mês de março, as 48 unidades de ensino da rede estadual que ofertam o Ensino Médio Integral estão passando por uma Avaliação Diagnóstica aplicada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). A avaliação é direcionada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio e constitui-se de uma prova de Português e uma de Matemática, cada uma contendo 26 questões com cinco alternativas.
Nesta sexta-feira, 13, o Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre de Sergipe, e o Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, passaram pela avaliação em conjunto com mais outras escolas das nove diretorias regionais e diretoria de Aracaju. Já na próxima segunda feira, 16, a aplicação será finalizada no Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete, fechando as avaliações em todas as unidades de ensino que ofertam essa modalidade de ensino médio.
Na próxima semana as Diretorias Regionais de Educação irão recolher os cartões-resposta e enviar para a Coordenadoria de Informática da Seduc (Codin/SergipeTec), que fará a correção e passará uma base de dados para a Frente de Gestão do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (NGETI). De acordo com a coordenadora pedagógica do NGETI, Sarah Karenine, em posse desses dados, a equipe da Frente de Gestão aplicará os filtros necessários para verificar os resultados por descritor.
"Cada questão é atrelada a um descritor, que são as habilidades e competências desenvolvidas, as quais o aluno do 1º ano do Ensino Médio precisa ter, e que estão sendo aferidas nestas provas. Depois disso a gente inicia o processo de nivelamento", explicou.
Com os resultados obtidos, cada unidade de ensino receberá os seus dados. Todas as Diretorias Regionais de Educação e todas as escolas saberão como anda o nível dos seus estudantes, a fim de que os professores possam rever os seus planejamentos e atuar em cima dos déficits. "Vale ressaltar que o déficit em Português e Matemática não é um problema apenas dessas disciplinas, mas das escolas como um todo. Todas as áreas precisam estar envolvidas", disse a coordenadora pedagógica.
Primeiros dias de avaliação
Na quarta-feira, 11, os cerca de 200 alunos do 1º ano do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite responderam atentamente às questões de Português, já sabendo que a avaliação de Matemática seria aplicada na quinta-feira, 12. A coordenadora Maria Rosa Melo Alves destacou que para a equipe pedagógica, a avaliação é importante por orientar o trabalho. "Vai observar tanto o desenvolvimento da turma a respeito de determinado conteúdo das duas disciplinas, como o desenvolvimento individual dos alunos. A gente utiliza esse resultado como indicador de defasagem para que possamos traçar novos caminhos dentro do planejamento pedagógico", declarou
A professora Márcia Oliveira Vieira, de Matemática, elogiou a iniciativa da Seduc em promover essa avaliação. "Durante o processo de ensino-aprendizagem algumas ideias e conceitos acabam se perdendo. O bom desse processo de avaliação diagnóstica é que a gente consegue perceber quais são as principais defasagens e focar nosso trabalho nesses conteúdos", disse. A professora de Português Guaraci de Santana Marques Andrade também compartilhou sua opinião. "A avaliação pode contribuir de maneira positiva porque a gente pode perceber as dificuldades e deficiências dos conteúdos. A partir desses resultados, a gente pode trabalhar melhor essas deficiências, verificar o nível de aprendizagem dos alunos, avaliar o nosso sistema de ensino e ver em que a gente precisa melhorar ou modificar a nossa metodologia de ensino para aperfeiçoar nossa prática", afirmou.
As provas também foram aplicadas nesse mesmo dia em outras unidades, a exemplo do Centro de Excelência Gilberto Freire para cerca de 120 alunos do 1º ano, divididos em três turmas.


