Mais de 25 mil pessoas passaram pelos espaços da biblioteca ao longo de 2025
Autora: Paula Toquinho
A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória (BPED) encerrou o ano de 2025 com aumento significativo no número de visitantes, fortalecimento das ações educativas, ampliação do acervo e expansão de suas atividades culturais dentro e fora da instituição. Mais de 35 mil pessoas passaram pelos seus espaços ao longo do ano, consolidando a biblioteca como um dos principais equipamentos culturais e formativos de Sergipe.
Segundo a diretora da BPED, Juciene Maria Santos de Jesus, os resultados refletem o compromisso da instituição com o acesso democrático ao conhecimento e a aproximação com a comunidade.
“A Biblioteca é um espaço vivo, de encontro e descoberta. Em 2025 ampliamos nossas ações, fortalecemos parcerias e alcançamos ainda mais pessoas. A leitura transforma vidas e nosso compromisso é garantir que esse acesso seja cada vez mais democrático e inclusivo”, destacou.
A presença estudantil foi um dos pontos mais expressivos do ano: mais de 12 mil alunos da rede pública e privada participaram de projetos educativos, ações de mediação e visitas institucionais. Somente as visitas guiadas totalizaram 22 grupos, reunindo mais de 800 estudantes. Outros setores também tiveram destaque, como a Hemeroteca, que registrou mais de dois mil usuários em pesquisas, consultas e estudos.
O setor infantil, tradicional porta de entrada para a formação de novos leitores, registrou mais de 4.300 atendimentos e 1.750 empréstimos, além de uma programação intensa que incluiu a Semana da Literatura Infantil, BPED Folia, Circuito de Férias, Blitz da Leitura, Semana Nacional do Livro, Campanha de Doação e Troca de Livros, oficinas de arte, Semana da Criança e diversas sessões de contação de histórias. As atividades mobilizaram escolas e famílias, reforçando a relação das crianças com a literatura e a própria biblioteca. Paralelamente, o programa itinerante Sergipe é aqui levou ações de incentivo à leitura para diversos municípios, ampliando a presença territorial da BPED.
A programação cultural também movimentou o ano, com aproximadamente 100 eventos e um público superior a dez mil pessoas no auditório. O acervo da biblioteca atingiu aproximadamente 125 mil livros, impulsionado por mais de douas mil doações da comunidade, além de obras enviadas por instituições e escritores, incluindo 42 novos títulos em braille. Parte desse acervo (mais de 8 mil livros) foi distribuída para bibliotecas municipais e comunitárias de Sergipe, fortalecendo o sistema de leitura do estado.
A Sala de Cultura Popular realizou atividades que celebraram o folclore e as tradições locais, incluindo Oficina de Máscaras Artísticas, Oficina de Cerâmica; Oficina de Esculturas em Papel Machê; Roda de Leitura em Homenagem à cordelista Alaíde Souza e a realização do 2º Sarau de Poetas Populares, que reuniu cordelistas e poetas consagrados de Sergipe.
O Setor Braille manteve cursos e oficinas de Orientação e Mobilidade, capacitando funcionários, estagiários e membros da comunidade e visitas orientadas. Para a coordenadora Anatércia Santos, cada iniciativa amplia as possibilidades de acesso e garante que a leitura chegue a todos, construindo caminhos mais inclusivos e democráticos. “Quando investimos em acessibilidade, transformamos espaços em oportunidades e informação em direito para todos”, salientou.
A BPED desenvolveu projetos que reforçam seu compromisso com a leitura e a criatividade. Um deles é o Clube Sergipano de Literatura Clássica, que celebrou três anos de existência e reuniu leitores mensalmente para explorar clássicos universais e brasileiros. Além dessa iniciativa, houve também a série de vídeos intitulada Aperitivo Literário, a qual trouxe análises de gêneros literários variados e o II Encontro Estadual de Literatura Sergipana, realizado em novembro, o qual marcou o Dia da Literatura Sergipana.
A parceria com a Serigy Comics promoveu a 2ª edição do Bazar Cabuloso, que movimentou a Sala de HQs, aproximando colecionadores e fãs de histórias em quadrinhos; Dia do Quadrinho Nacional; O Dia do Star Wars; Mostra de HQs Nacional; Oficina de Criação de HQs: como desenhar personagens; Encontro de Produtores de HQs; Encontro Geek e Literário, Feira de HQs, reunindo colecionadores e amantes de HQs que tiveram a chance de adquirir obras raras e difíceis de encontrar a preços superacessíveis e Concurso de Cosplay.
Os impactos positivos da biblioteca são percebidos diretamente pelos usuários. A estudante de História Antonia Vitória Rodrigues Santos Bezerra, 24, desenvolveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso na instituição. “No decorrer do ano, estive frequentemente na biblioteca, que é um espaço essencial para estudantes e para toda a comunidade. A direção, a equipe e os funcionários foram decisivos para minha pesquisa. É um espaço de acolhimento e acesso democrático ao conhecimento”, salientou.
Já o estudante Claydson Tomaz Souza Maia, 38, destacou que a Epiphanio Dória segue sendo um espaço essencial de formação e acesso ao conhecimento. “A biblioteca Epiphanio Dória reúne memória, história e serviços fundamentais, como os da Hemeroteca, tão valiosos para pesquisadores e para toda a comunidade”, disse.
O ano também foi marcado por melhorias estruturais que tornaram o prédio mais acessível, confortável e funcional, garantindo melhor atendimento ao público e melhores condições de trabalho às equipes. Essas ações reforçam o papel da BPED como guardiã da memória e da história sergipana.
Fundada em 1848, a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória é a mais antiga instituição do gênero em Sergipe e coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Ao concluir 2025, reafirma sua missão de promover leitura, cultura, inclusão e preservação da memória — mantendo-se como patrimônio vivo e indispensável à sociedade sergipana.
Fotos: Arquivo Seed
LEIA MAIS
Alimentação escolar da rede estadual assegura mais de 200 mil refeições ao dia em 2025











