Contação de história, pesca livros e quiz interativo sobre a história do município também fizeram parte das atividades
Autora | Paula Toquinho
A 42ª edição do ‘Sergipe é aqui’ levou cultura, literatura e serviços à população do município de Arauá, e a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória marcou presença com uma programação especial voltada ao incentivo à leitura e à valorização da produção literária local. Além da comunidade, estudantes do 4º ano da Escola Municipal Laura Nascimento Costa participaram das atividades ofertadas.
Entre as atividades promovidas pela Biblioteca, destacaram-se a contação de história do livro ‘Tequinho, o Menino do Samba’; a dinâmica Pesca Livros; um quiz interativo sobre a história do município e uma homenagem especial à Academia Arauaense de Literatura e Artes (ACALIAR). Durante a homenagem, foram entregues certificados aos escritores Bruna Larissa, Adriana Ribeiro, Kaylanne Silva, Ana Lúcia, Lorena Rocha e Sara Ribeiro, membros da Academia.
A diretora da Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória, Juciene Maria Santos de Jesus, ressaltou a importância do evento e a valorização dos escritores locais. “Nesta 42ª edição do ‘Sergipe é aqui’, a Biblioteca Epiphanio Dória tem a honra de homenagear os escritores arauaenses que, com talento e dedicação, construíram a Academia Arauense de Literatura e Artes. São vozes que ecoam a identidade, a história e a cultura do município de Arauá, enaltecendo a literatura sergipana e fortalecendo nossa memória coletiva”, enfatizou.
Juciene acrescentou ainda que as obras dos escritores arauaenses são um legado, um convite à reflexão e uma ponte entre gerações. “Que esta homenagem seja um reconhecimento merecido pelo compromisso com a arte, a literatura e a valorização da cultura local. Parabéns a todos os acadêmicos efetivos fundadores da Academia Arauense de Literatura e Artes”, finalizou.
O diretor do Centro de Excelência Manuel Bomfim, João Luiz dos Santos, destacou a importância do evento para a comunidade escolar. “Receber o ‘Sergipe é aqui’ em nosso colégio foi uma experiência enriquecedora para estudantes, professores e toda a comunidade. A presença da Biblioteca Epiphanio Dória e a homenagem aos escritores arauaenses mostram o quanto a educação e a cultura caminham juntas na construção de uma sociedade mais consciente e valorizadora de sua identidade. Eventos como esse inspiram nossos jovens a se aproximarem da leitura, da escrita e do conhecimento, fortalecendo o orgulho de pertencerem a Arauá. Agradecemos essa parceria que trouxe aprendizado, reconhecimento e incentivo para nossos estudantes”, explicou.
A presidente da Academia Arauense de Literatura e Artes, Adriana Ribeiro, foi uma das homenageadas no evento. Professora, pedagoga, escritora, historiadora e poeta, Adriana celebrou a oportunidade de apresentar suas obras e sua trajetória no espaço de um evento estadual. “Receber o telefonema da Biblioteca Pública Epiphanio Dória comunicando que o meu nome havia sido indicado pelo secretário adjunto de Cultura, José Marcos Araújo Lima, como representante do segmento literário do município de Arauá para expor minhas obras no evento ‘Sergipe é aqui’ foi uma grata surpresa e uma satisfação indescritível. Estou imensamente grata e feliz com o convite. A biblioteca presenteia esta escritora e poetisa arauaense com um dia especial e inesquecível”, colocou.
A 42ª edição do ‘Sergipe é aqui’ reafirmou o compromisso do governo estadual com a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento, reconhecendo a importância dos escritores locais para a preservação da memória e da identidade sergipana.
Fotos | BPED