Biblioteca Pública Epiphanio Dória promove mais uma edição da Cinemateca Azul

Por Paula Toquinho
Fonte: Ascom/ Seduc

Características comuns do cinema, como luzes apagadas e som em volume alto, podem ser um grande incômodo para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pensando nisso, a Biblioteca Pública Epiphanio Dória promoverá no próximo dia 26 de outubro mais uma edição da Cinemateca Azul, um projeto que tem o objetivo de ajudar pessoas com TEA a desfrutarem do cinema de uma forma mais confortável e acessível.

 

Nessa segunda edição, o filme a ser exibido será  ´O Touro Ferdinando´, que retrata a história do personagem Ferdinando, um animal sensível que ama cheirar flores e que, ao contrário dos bezerros com os quais convive, tem aversão a qualquer tipo de violência e briga. As sessões serão exibidas às 9h e às 15h. Vale ressaltar que a entrada é gratuita. A Cinemateca Azul vai acontecer no Auditório da BPED, e as crianças devem estar acompanhadas dos pais e/ou responsáveis.

"A sessão Cinemateca Azul conta com iluminação especial durante todo o filme, temperatura amena, som de volume mais baixo, e o público terá a liberdade de andar, dançar e se divertir como quiser”, explica a diretora da Biblioteca, Juciene Maria Santos de Jesus.

Filme

Ferdinando é um touro com um temperamento calmo e tranquilo, que prefere sentar-se embaixo de uma árvore e relaxar em vez de correr por aí bufando e batendo cabeça com os outros. À medida que vai crescendo, ele se torna forte e grande, mas continua com o mesmo pensamento. Quando cinco homens vão até sua fazenda para escolher o melhor animal para touradas em Madri, Ferdinando é selecionado acidentalmente. "Ser diferente é ser normal agora": essa é a mensagem central de ´O Touro Ferdinando´, que resulta em uma ode à tolerância.

Notícias Anteriores