Bicentenário da Independência: aberta a programação de desfiles nos bairros de Aracaju

Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) iniciou no último sábado, 11, no conjunto Castelo Branco, bairro Ponto Novo, em Aracaju, a programação oficial das comemorações ao Bicentenário da Independência nos bairros com a participação da Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda) e das escolas das redes pública e particular da capital. No domingo, 12, as atividades comemorativas foram realizadas no bairro Farolândia, na avenida Dr. José Thomaz D’Avila Nabuco.

 

 

De acordo com a presidente da comissão organizadora do Bicentenário da Independência na Seduc, Rosilene Santos, este ano o Governo do Estado adotou um novo formato para as comemorações cívicas, com o intuito de “fortalecer essa ação dentro das comunidades e incentivar a participação das nossas escolas nesse processo. Houve uma grande mobilização aqui em Aracaju e no interior do Estado, e a gente conseguiu integrar todas as escolas nessas atividades”, disse ela, informando que, em média, cem estudantes por escola estão participando dos desfiles distribuídos em Aracaju.

 

Para além dos desfiles nos bairros e nos municípios, as comemorações do bicentenário ganham força com as atividades pedagógicas nas escolas, como explica a gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Gilvânia Guimarães. “A gente também está dando suporte em relação aos trabalhos pedagógicos que estão ocorrendo nas escolas. Então, ao longo de todo o mês de setembro – e eu acredito que vai chegar até o mês de outubro, porque a gente comemora os 200 anos da Independência do Brasil e os 202 de Sergipe – , as comunidade escolares têm feito várias ações pedagógicas com foco no bicentenário”.

 

Abrindo a programação, a premiada SecBanda, contando com 92 integrantes, levou muita animação para as ruas do conjunto Castelo Branco. O diretor Hélio Gentil Lima falou do legado da banda interescolar para as comemorações da Independência. “É um momento em que a gente pode mostrar a importância da SecBanda, dizer que ela continua viva e atuante, levando muita alegria para o povo sergipano. Tenho certeza de que o saudoso maestro Rivaldo Dantas estaria muito orgulhoso do que estamos realizando hoje, visitando os bairros, chegando perto das pessoas, da sociedade”, declarou.

 

Outro lugar de destaque foi ocupado pelas escolas públicas e particulares de Aracaju, que abrilhantaram as comemorações do bicentenário nos bairros, a exemplo do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, localizado no Santos Dumont; Centro de Excelência Barão de Mauá, EMEF Professor José Antônio da Costa Melo, Colégio Menino Jesus, além da participação dos bombeiros civis.

 

Na concentração para o desfile, os integrantes aguardam com muita empolgação o momento de adentrar a avenida. Para Angel Carttier, prato de ataque e chefe de naipe da banda de percussão do Centro de Excelência Governador Augusto Franco, a experiência é sempre positiva. “Para mim é muito gratificante estar aqui. É algo com que eu sempre sonhei e agora tendo a oportunidade de expressar o que eu sinto porque é muito amor envolvido nisso. Não é apenas um prato que eu estou tocando. Aqui a gente vive uma mistura de emoções”, frisou.

 

A aposentada Sandra Magaly, que acompanhava o desfile cívico com a família, aprovou o novo formato das comemorações da Independência do Brasil. “Gostei bastante dessa iniciativa. Estávamos precisando de momentos mais descontraídos como estes porque é importante que a gente pare um segundo e viva mais, se divirta, traga a família para curtir também”, concluiu.

 

Programação

 

A programação do Bicentenário da Independência do Brasil continua neste e no próximo fim de semana nos bairros de Aracaju:

 

17/09 – Siqueira Campos | Rua Alagoas, às 14h;

 

18/09 – Orlando Dantas | Rua Odílio Laureano Costa/Rua Francisco José da Fonseca, às 14h;

 

24/09 – Bugio | Avenida Poço do Mero/Rua Vereador Pedro Alcântara Carvalho, às 14h;

 

25/09 – Santos Dumont | Rua Serafim Bomfim/Rua São Francisco, às 8h.

Notícias Anteriores