CEAVE
Coordenadoria de Estudos e Avaliação
CEAVE – Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional
A Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional (CEAVE) é uma unidade de gestão vinculada à Secretaria Executiva – CEAVE/GABSEXEC/SEDUC, com o objetivo de desenvolver ações de planejamento e gerenciamento de resultados educacionais, junto as Redes Públicas Estadual e Municipais de Ensino
Contato da Direção da CEAVE:
E-mail: ceave.seduc@seduc.se.gov.br
A CEAVE, atualmente, está estruturada em três Serviços e um Núcleo, a saber: o Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional – SEGSAE; o Serviço de Gestão da Captação e Permanência do Aluno – SEGCAP; o Serviço de Informações Estatísticas – SINES e o Núcleo Gestor da Matrícula Online – NUGEM.
Serviço de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional – SEGSAE
E-mail: segsae.seduc@seduc.se.gov.brServiço de Gestão da Captação e Permanência do Aluno – SEGCAP
E-mail: buscaativaescolar.seed@seduc.se.gov.brServiço de Informações Estatísticas – SINES
E-mail: sines.censoescolar@seduc.se.gov.brNúcleo Gestor da Matrícula Online – NUGEM
E-mail: matriculaonline.seduc@seduc.se.gov.br
A CEAVE funciona nas dependências da SEDUC, estando localizada no Bloco IX.
São atribuições da CEAVE:
I- Coordenar a política de avaliação interna e externa do sistema público de ensino;
II- Viabilizar, junto aos Departamentos, Serviços e Divisões da SEDUC, a realização de estudos e pesquisas, programas e projetos relacionados à avaliação;
III- Promover, em consonância com o Centro de Formação – CEFOR, formação continuada das equipes da SEDUC, Coordenadores e Técnicos Pedagógicos das Diretorias de Educação e das escolas para à aplicação e utilização das avaliações externas (PISA, SAEB, SAESE), bem como das Plataformas online como ferramentas educacionais, em articulação com o INEP;
IV- Dar suporte técnico aos municípios na implantação/implementação da condicionalidade da educação no Programa Bolsa Família – PBF, com vistas ao acompanhamento da frequência escolar dos alunos beneficiários;
V- Coordenar em âmbito estadual, a implantação e o desenvolvimento do sistema de frequência escolar, com vistas ao acompanhamento dos alunos;
VI- Apoiar as Redes Estadual e Municipais na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de abandono e /ou evasão;
VII- Coordenar o processo da matrícula online no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica – SIGA, no âmbito da SEDUC e o processo de declaração da matrícula nas instituições de ensino do estado de Sergipe no Sistema Educacenso, em articulação com o INEP;
VIII- Coordenar o processo de declaração da matrícula nas instituições de ensino do estado de Sergipe no Sistema Educacenso, em articulação com o INEP.