Por Arthur Dias/ Estágiario
Fonte: Ascom/ Seduc
Comemoração reuniu a comunidade escolar para celebrar as conquistas e a influência do colégio ao longo de sua história, unindo gerações passadas e presentes
O ano de 2023 marca o sexagésimo ano do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, jurisdicionado à Diretoria Regional de Educação 2 (Centro-Sul sergipano). Com uma matrícula em torno de 650 alunos (Censo 2023), a escola simãodiense chega à marca dos 60 anos mantendo a tradição de formar líderes, intelectuais, jovens protagonistas, políticos e com um dos melhores Índices de Desenvolvimento da Educação Básica da região Centro-Sul do estado.
O nome do colégio foi uma homenagem ao Dr. Milton Dortas, importante clínico e hansenologista sergipano nascido na cidade de Simão Dias. Dortas atuou como diretor do Hospital Colônia Lourenço Magalhães, na cidade de Riachuelo, por um período de 20 anos. Assíduo na área da medicina, escreveu em 1977 um estudo denominado “Hanseníase no Estado de Sergipe”.
Para celebrar tal marco, foi realizado um evento no sábado, 27, na quadra poliesportiva da unidade de ensino e, de acordo com o atual diretor da escola, Sérgio Oliveira, ele foi pensado para trazer o resgate das memórias vividas dentro da instituição nesses 60 anos. Além disso, foi a oportunidade de trazer ex-secretários, ex-gestores, ex-professores e ex-alunos para relatarem suas experiências aos funcionários e discentes atuais e saudarem a importância do colégio em suas vidas. O gestor ressaltou que foi um momento que marcou a história do colégio Milton Dortas.
“Foi um momento para eternizar. Muito gratificante rever essas pessoas, que contribuíram tanto para nossa escola. O colégio é importante não só para o povo simãodiense, mas também em nível nacional. Nossa escola é o terceiro maior índice de desenvolvimento da educação básica da região Centro-Sul. A gente está muito feliz de poder ter comemorado essa data, trazendo pessoas que fizeram e ainda fazem por nossa escola”, afirmou. Eu, como gestor escolar no momento, expresso minha eterna gratidão. Fui aluno, professor e agora diretor, além das diversas funções que exerci aqui. A escola é referência e faz com excelência o seu trabalho.
O aniversário contou com a palestra “Ginasianos do Industrial (1963-1977): documentos, procedências e indicadores sociais”, ministrada pelo professor Valter Euda dos Santos, para demonstrar ao público presente as práticas e as vivências daqueles que construíram o Industrial. Ao fim, o gestor fez a entrega do “Troféu Dr. Milton Dortas de Mendonça” aos ex-funcionários e também aos ex-alunos que marcaram época durante seus períodos no colégio. Dentre os convidados para o evento estava o filho do patrono da escola, Milton Dortas Jr.; a diretora da DRE 2, Daniela Santos, e também o atual Superintendente Executivo de Estado da Educação, Edson Costa.
O professor Edson foi aluno do colégio e se formou no ano de 2006. Ele foi, inclusive, presidente do grêmio estudantil em sua época e, de acordo com o diretor, Edson sempre foi protagonista por representar a comunidade escolar de forma assídua. Hoje, orgulhoso, o diretor destacou também a importância de Edson na contribuição geral que exerce atualmente na educação de Sergipe. “É com imensa gratidão que falo sobre o impacto que o colégio teve em minha vida. O colégio me ensinou valores como a liderança e compromisso com a sociedade. Esses princípios são fundamentais para a minha atuação atual na Educação de Sergipe, e como sou apaixonado por Simão Dias, tenho orgulho de ter contribuído de alguma forma no progresso da comunidade estudantil do município. Serei eternamente grato pelo Milton Dortas”, citou o superintendente.
Quem também recebeu o troféu foi o ex-professor do Milton Dortas e atualmente lotado na Seduc, José Wellington. Ele lecionou Educação Física por 19 anos e foi homenageado pelos serviços prestados à comunidade simãodiense e se diz suspeito para falar em relação à escola, já que é apaixonado por ela. “A celebração foi muito boa. É sempre bom ser lembrado pela escola que me fez ser o profissional que eu sou hoje. Aprendi muita coisa aqui e pude colaborar e compartilhar conhecimento e experiências com todos os gestores e alunos que conheci”, destacou.






