Por João Daniel/Estagiário
Fonte: Ascom/ Seduc
A iniciativa integra alunos e professores e trabalha o meio ambiente
Localizado no bairro Santos Dumont, na capital sergipana, o Centro de Excelência Governador Augusto Franco desenvolve o projeto de educação ambiental ‘Horta e Jardim Escolar em Ação’, dando forma e reciclando o que antes seria descartado de forma irregular no meio ambiente. A ação conta com 30 alunos e foi criada pelo aluno Mateus Rodrigues. Os estudantes trabalham diretamente com o cuidado da horta, desenvolvendo o protagonismo e a relação com o meio ambiente. Materiais como pneus usados, vasos de barro pintados e muita cor fazem parte do projeto.
Idealizado e iniciado no fim de 2022, o projeto conta com a participação de alunos dos clubes de pintura e de educação física, que também auxiliam na pintura de pneus e paredes para ornamentação da horta. O clube iniciou suas atividades plantando flores e plantas para a ornamentação do espaço escolar. O cultivo de hortaliças começará em breve.
A professora Ana Karyne, uma das docentes responsáveis pelo projeto, fala sobre o fato de essa iniciativa desenvolver o protagonismo dos alunos e o trato com a natureza. “O clube traz para os alunos o cuidado com o meio ambiente e o trabalho em equipe. Eles aprendem mais sobre o cuidado com plantas, fases do desenvolvimento e também trabalham no paisagismo da escola”, descreve a professora.
O estudante Mateus Rodrigues, criador do projeto, conta que com o auxílio da professora Ana Karine e dos estudantes para que o projeto seja desenvolvido. “Ele ajuda a integrar a nós, alunos, com os professores, e também desenvolve uma atividade voltada para o meio ambiente e para a sociedade. Eu penso em manter esse programa não só dentro da nossa escola, mas também em expandir para outras”, relata Mateus.







