Por Lucas Silva
Fonte: ASCOM / SEED
Ao ofertar disciplinas eletivas, o C. E. "Professora Maria das Graças Azevedo Melo" diversifica a aprendizagem dos alunos e estimula trabalhos orientados para aquisição de conhecimentos e habilidades para a vida. Implantado em 2017, o modelo de educação integral para os alunos do ensino médio tem sido o diferencial desta escola
Ofertadas de modo optativo para os alunos que cursam o ensino médio integral nos Centros de Excelência da rede pública estadual, as disciplinas eletivas, temáticas e semestrais, objetivam diversificar, aprofundar e enriquecer o repertório de conhecimento destes estudantes. Com essa proposta, o Centro de Excelência "Professora Maria das Graças Azevedo Melo" (PMGAM), localizado no bairro Coqueiral, em Aracaju, está ofertando atualmente três destas disciplinas, mas não apenas para os alunos do integral; a oportunidade é que todos os alunos do ensino médio possam participar destas práticas inovadoras.
O "Professora Maria das Graças Azevedo Melo", unidade escolar com mais de 1.070 alunos matriculados no ensino regular e na Educação de Jovens e Adultos, iniciou a implementação gradativa do Programa Estadual de Ensino Integral – Escola Educa Mais em 2017 e consolida o modelo de ensino proposto pelo Governo de Sergipe com abertura de novas vagas na Educação Integral para a comunidade. O período de matrículas escolares para este Centro de Excelência será no próximo dia nove de abril, para os estudantes que já são da rede estadual, e a partir do dia 12 de abril para os candidatos à uma vaga na rede estadual.
De acordo com a gestora escolar desta escola, Jussara Maria Melo, a unidade busca estreitar os laços dos alunos com os membros da comunidade escolar através das disciplinas eletivas. "Estas disciplinas têm relação direta com o Projeto de Vida dos estudantes, visto que desenvolvem competências e habilidades que preparam o alunado para o mundo do trabalho. Aqui na escola temos contemplado também nessa proposta os alunos do ensino médio regular, a fim de estabelecer laços mais estreitos com as duas modalidades de ensino que coexistem na unidade escolar", explicou.
Diversificação
Ofertada pela professora de língua espanhola Norma Lice Menezes, a disciplina "Sabor a mí. O sabor do saber. Você tem fome de quê?" busca ensinar aos alunos noções básica de culinária e oportuniza o desenvolvimento de competências e habilidades que permitirão a tomada de decisões em relação a como aplicar tal conhecimento no gerenciamento doméstico e possivelmente poderá despertar seu empreendedorismo.
Segundo a professora Norma, a disciplina é trabalha de modo interdisciplinar. "Aliando os conhecimentos da Química e da Biologia, com o envolvimento dos professores destas disciplinas, podemos trabalhar os processos químicos da culinária e também aspectos relacionados às questões de higiene e proliferação de bactérias, que está fortemente presente na manipulação de alimentos", explicou.
De acordo com Norma Lice, "Sabor a mí. O sabor do saber. Você tem fome de quê?" tem afetado os alunos de maneira especial, "visto que já se nota os primeiros frutos do empreendedorismo entre seus participantes". Após palestra sobre como ser um empreendedor, os estudantes já conseguem fazer alguns produtos com a finalidade de comercializá-los na escola e fora dela, organizando seu próprio negócio com os conhecimentos adquiridos na disciplina.
Com o objetivo de apresentar aos alunos a língua japonesa e sua cultura, o professor Manoel Barros, criou a eletiva "Banzai. Uma aventura pelo Japão" tem desenvolvido atividades com base na abordagem comunicativa, de modo a permitir que o aluno desenvolva habilidades discursivas.
"O estudante de fato aprende a falar a língua japonesa, com dicas e direcionamentos para o aprendizado também dos dois primeiros silabários da língua escrita. Vale destacar que esta disciplina eletiva foi solicitada ao professor pelos alunos do ensino integral e conta com a parceria da professora de Língua Portuguesa, Fernanda Quaranta", afirmou, Jussara Melo.
Para promover uma reavaliação dos conceitos e preconceitos relacionados aos povos descendentes dos países africanos, a disciplina "Umbuntu: Africanidades", ofertada pela professora de Geografia da escola, permite que os estudantes tenham mais contato com a cultura africana e de forma teórica e prática apresenta o universo da cultura afro por meio da confecção de bonecas, máscaras, mandalas e quadros. O elemento lúdico ganha espaço à medida que os estudantes reproduzem e criam sua arte inspirados nas africanidades. A disciplina conta com a parceria da professora de Filosofia, Ligia Barbosa, e do professor de matemática Sóstenes Souza.
Na prática
O Centro de Excelência "Professora Maria das Graças Azevedo Melo", oferta ainda para os alunos do ensino médio matriculados na Educação Integral a disciplina Práticas Experimentais, inserida também na parte diversificada do currículo do programa Escola Educa Mais. O objetivo desta disciplina é oportunizar aos alunos relacionar as teorias aprendidas em sala de aula, a resolução de situações-problema do cotidiano e a construção de conhecimento.
As práticas são planejadas levando em consideração o revezamento semanal entre as disciplinas envolvidas, o conteúdo trabalhado em sala de aula, realidade dos alunos e materiais disponíveis e são executadas no Laboratório de Química. Como resultado de cada prática desenvolvida, é elaborado um relatório por meio do qual os estudantes evidenciam os objetivos, materiais e método, observações, resultados e discussões das atividades realizadas.
"As aulas de Práticas Experimentais, despertou em nossos alunos o interesse pela pesquisa e, apenas em 2017, gerou sete trabalhos que foram apresentados no CIENART por nossos alunos. No momento estamos com três frentes de pesquisa na área de olericultura, para cultivo de ervas aromáticas e hortaliças de forma vertical. Esses trabalhos estão sendo analisados junto a Fapitec para obtenção de bolsas de pesquisas para esses alunos", comemorou, a gestora escolar do Centro de Excelência instalado no bairro Coqueiral.









