Por Secom
Fonte: Ascom/ Seduc
Mais de cem integrantes ensaiam desde março com expressões musicais e artísticas que revelam novos talentos
Fundada em 1995, a banda marcial do Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado em Aracaju, já passou por diversos segmentos, como banda marcial, de fanfarra e atualmente está na categoria de banda escolar, conhecida como a “banda que dança”. Visualizada como um dos principais símbolos da história do Olavo Bilac, a preparação para o desfile de 7 de setembro envolve muita dedicação da equipe composta por mais de cem pessoas e recebe o apoio da população do bairro Santos Dumont.
O maestro Leonardo dos Santos conta como surgiu a ideia de inserir a dança na banda Olavo Bilac. “Tudo começou por meio de um sonho que eu tive da banda dançando. Com isso, aos poucos, fui apresentando a ideia aos componentes da banda. Logo no começo pensaram que era uma brincadeira, porém no fim todos gostaram. Um dos principais diferenciais da banda é a fama de dançar, além de tocar vários ritmos musicais. Realizamos oficinas para ensinar o que é cada instrumento, como tocar e deixamos os integrantes à vontade para escolher com quais instrumentos se identificavam”, explica.
Atualmente coordenadora do corpo coreográfico, a ex-aluna do Colégio Olavo Bilac, Luciara Ferreira desfila desde os dois anos de idade e relembra como foi a sua trajetória. “Desde pequena comecei a desfilar, passando pela comissão de frente, corpo coreográfico, brasão e estou atualmente na lira e como coreógrafa da banda, juntamente com um dos meus irmãos. Minha influência veio de berço. Meus pais já desfilaram e até hoje desfilam”, comenta.
Luciara Ferreira conta detalhes sobre a rotina de ensaios da banda. “Desde março, nos reunimos quatro vezes por semana e em agosto, foram todos os dias. Os ensaios foram bem tranquilos e quando terminava a semana, sempre nos reuníamos para comentar o que poderia ser melhorado. Neste ano, tivemos novos integrantes, que, em sua maioria, eram adolescentes e crianças, para os quais as oficinas eram fundamentais para ensinar o que era cada instrumento e como tocar ou como segurar a bandeira”.
A coreógrafa Luciara fala sobre as principais mudanças por que a banda passou durante o ciclo de ensaios e as experiências que viveu. “No mês de julho a banda passou a revisar os toques, assim como as danças foram inseridas na banda e promoveram a renovação das músicas, porém sempre mantendo as tradicionais. No mês de agosto foi uma experiência diferente, afinal, ocorreram os ensaios gerais e acredito que eles motivaram os novatos a perderem a insegurança, diminuindo o nervosismo e se familiarizando com os percursos dos desfiles e os olhares. Foi uma experiência gratificante, e este ano é um dos mais importantes, pois a nossa escola completou 50 anos, entregamos o nosso melhor durante esse ciclo e ensinamos as coreografias da melhor forma possível. Queremos que este ano seja marcante”, finaliza.
A aluna Ananda Rezende, do 9º ano do Olavo Bilac, participa das funções de porta-bandeira e atua na banda, e compartilha as sensações de poder vivenciar esses momentos. Sinto-me lisonjeada por fazer parte de dois cargos tão importantes. A minha sensação representa uma mistura de felicidade, alegria e nostalgia. Dois momentos marcantes que eu vivenciei foi quando a banda do Olavo Bilac agradeceu a todos os organizadores pelos ensaios do mês de agosto e também quando tivemos a nossa oração antes dos ensaios. Foi magnífico. Minhas expectativas estão altas, os integrantes têm um ótimo desempenho. Estamos muito unidos para entregar a melhor apresentação de todos os anos e homenagear os 50 anos do Olavo”, pontua.
A secretária do Colégio Estadual Olavo Bilac e moradora do bairro Santos Dumont, Sueli da Costa, conta como estão as expectativas dela para o Sete de Setembro e como dá incentivo aos integrantes da banda. “Sempre estou envolvida com tudo da escola, e os alunos querem muito que eu vá, eles são como se fossem filhos para mim. Já tenho cinco anos e meio de escola e sempre me empolgo com as apresentações. Durante o período de ensaios, muitos moradores da comunidade vêm acompanhar e os integrantes da banda são alunos e ex-alunos residentes no Santos Dumont”, acrescenta.
O diretor do Colégio Estadual Olavo Bilac, César Bancilon, destaca a realização dos integrantes ao participar da banda. “Nesses mais de seis meses de preparação, vejo todo o compromisso e desempenho dos alunos e membros. É muito importante para eles e para nós da equipe diretiva, que recebem todo o nosso apoio e refletem em boas performances”, comenta.
Leia também:
Musicalização infantil é estimulada com a presença de bandas escolares
SecBanda completa 47 anos de tradição com esperado desfile no dia 7 de Setembro
Governador em exercício, Ricardo Múcio, abre oficialmente a Semana da Pátria em Sergipe
Escolas da rede pública estadual estão preparadas para a Semana da Pátria
Comissão Organizadora alinha últimos detalhes para a Semana da Pátria 2023
Ensaios de bandas marciais das escolas públicas estaduais movimentam bairros de Aracaju
Moradores do Conjunto Augusto Franco prestigiam o Ensaio Geral de bandas marciais
Bandas marciais das redes públicas de Educação seguem cronograma de ensaios para a Semana da Pátria
Alunos da Rede Pública continuam com Ensaio Geral das Bandas Marciais no fim de semana
Ensaio Geral das Bandas Marciais é atração nos bairros por onde passa
Ensaios Gerais das Bandas Marciais das Escolas Estaduais iniciam-se nesta quinta-feira, dia 17





