Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED
Por Lívia Lessa
A comunidade residente no entorno do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo, no loteamento Coqueiral, no bairro Porto Dantas, em Aracaju, recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, o ônibus do Ministério Público (MP) Itinerante. Trata-se de uma iniciativa da Procuradoria Geral da Justiça, realizada por meio da Coordenadoria Geral, que conta com parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e com outras instituições. A ação tem como propósito oferecer diversos serviços à população dos bairros carentes da capital.
A diretora do Censo Educacional do Ministério Público (CEMP), Selma Siqueira, destacou que a parceria com o MP é de extrema importância. "Iniciativa como essa tem também um caráter educacional, pois são realizadas palestras sobre diversos temas. Além disso, oferece aos estudantes e à população dos bairros carentes o acesso a vários serviços. Reconheço que a Seed conta com uma colaboração ímpar com o MP", salientou.
A promotora de justiça, Dra. Berenice Andrade de Melo, também frisou a importância da parceria entre o MP e a Seed. De acordo com ela, o MP busca parceria com diversos outros órgãos e instituições para garantir a eficácia da ação. "A Seed está sempre aberta ao diálogo e colaborando com o MP a executar as políticas públicas", afirmou.
Serviços
O veículo do MP ficou estacionado nas imediações do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo. No interior do ônibus, promotores de Justiça e servidores do MP atenderam à sociedade e orientaram eventuais providências em todas as áreas de atuação do órgão, entre elas: direitos do consumidor, saúde, educação, segurança pública, direitos do idoso, direitos da criança e do adolescente, direitos da mulher, meio ambiente, patrimônio público e terceiro setor.
Nas instalações da unidade escolar foram disponibilizados os seguintes serviços: emissão de carteira de identidade; emissão de carteira de trabalho; construção de currículos; testes rápidos de glicemia e de doenças sexualmente transmissíveis; aferição de pressão arterial e palestras que abordaram temas de interesse social.
A estudante do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo, Daiseane dos Santos, elogiou a iniciativa. "Gostei da palestra sobre higiene bucal e irei aproveitar a oportunidade para também tirar a minha carteira de identidade", disse. A dona de casa Ednalva dos Santos afirmou que foi bem atendida. "Realizei os exames. Confesso que estou gostando dessa ação", comentou, no momento em que esperava o filho cortar os cabelos.
Parceiros
As instituições parceiras do MP envolvidas na iniciativa são: Serviço Social da Indústria (SESI), Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde, Instituto de Identificação, Ministério do Trabalho, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT).










