Centro de Excelência Vitória de Santa Maria promove Projeto Consciência Negra

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Por Ítalo Marcos

 

Os alunos do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, participaram nesta sexta-feira, 23, do Projeto Consciência Negra. Com o tema "A África está em nós", o evento teve como objetivo fazer os estudantes refletirem sobre a cultura afro no Brasil e aprenderem a conviver com as diferenças na vivência urbana.

 

De acordo com o diretor da unidade de ensino, Alex Fabiano Pinto, o projeto é realizado todos os anos desde a fundação do Centro. "A Escola promove o espaço e o tempo, em seu calendário, para que sua comunidade escolar possa dialogar com as heranças deixadas pelos nossos ancestrais. Objetivamos fazer uma reflexão sobre a importante contribuição do povo africano, assim como o impacto que houve no desenvolvimento da identidade da cultura brasileira, e também identificar a rica influência afro-brasileira e seu reconhecimento", declarou.

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 com efeméride, incluída no calendário escolar, até ser oficialmente instituído em âmbito de Lei Nacional 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003 (Dia nacional de Zumbi e data do falecimento do líder negro Zumbi do Palmares).

 

Programação

 

O evento contou com palestra sobre violência urbana e preconceito racial, lanche típico e apresentações artísticas. Os alunos fizeram ainda exposição de cartazes, exposição de autores e obras literárias, encenação teatral sobre os Vultos Negros Sergipanos, declamação do Texto "O branco e o preto", de Luiz Fernando Verissimo; e coreografias:  Dança da África, Dança do Tiriri, Dança Pérola Negra e Danças dos Orixás.

 

As atrações artísticas foram de livre escolha, eleitas pelos alunos da escola de acordo com suas habilidades. Durante um período de dois meses, os estudantes realizarão pesquisas e se prepararão para a culminância do projeto.

 

A gestora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), professora Eliane Passos, esteve presente e disse estar se sentindo orgulhosa ao ver projetos exitosos como esse. "Passamos a semana acompanhando a culminância de projetos que são desenvolvidos por professores de diferentes áreas, com relação ao dia da consciência negra. Isso é muito positivo porque vemos na expressão dos alunos, em qualquer trabalho apresentado, o quanto eles se envolveram nas temáticas, e o quanto isso fez diferença na vida deles. O Vitória de Santa Maria vem sempre apresentando projetos em prol da melhoria da comunidade", afirmou.

 

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}

Notícias Anteriores