Colégio Cícero Bezerra realizou sua 1ª Feira de Conhecimento

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

A última sexta-feira, 15, foi dia de apresentação de resultados no Colégio Estadual Cícero Bezerra, localizado em Nossa Senhora da Glória. Em conjunto, professores e alunos da unidade escolar promoveram a primeira Feira do Conhecimento (Feicom) e expuseram à comunidade, numa mostra interdisciplinar, pesquisas desenvolvidas em sala de aula pelos alunos da escola.

 

A Feicom contou com a integração total da escola, envolvendo todos os alunos e professores do colégio, conforme explica o professor Jonas Matos, diretor do Cícero Bezerra.

 

De acordo com ele, o diferencial da Feira foi a inclusão de disciplinas da área de ciências humanas, como História e Geografia, indo além do campo das ciências exatas.

 

"A ideia de realização da Feira foi sugerida principalmente pelos alunos, que cobraram da direção da escola e dos professores uma oportunidade de demonstrar mais protagonismo", afirma Jonas Matos, ao explicar que os professores foram apenas orientadores, cabendo aos estudantes a linha de frente da organização do evento.

 

Exposição

 

Como forma de estudar as relações sociais que permeiam o espaço de trocas entre a cidade e o campo, a professora de geografia do Cícero Bezerra, Aldjane de Oliveira, instigou os alunos a refletirem sobre a feira semanal do município.

 

Após algumas visitas à feira e um estudo bibliográfico, os alunos do 9º ano expuseram uma banca com diversos itens representativos do município, tal como as da feira local.

 

"Fizemos uma análise geral da feira e pudemos perceber que se trata de um local não apenas de compra e venda de produtos, mas também um espaço de relacionamento social bastante rico e diversificado", disse o estudante Nathanael Mathias, aluno do ensino médio.

 

A valorização e o resgate da literatura africana também foram temas de exposição. Orientados pelo professor Hugo Hudsney, um grupo de 16 alunos socializaram os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo nas aulas de literatura, com enfoque nos escritores africanos contemporâneos.

 

A exposição apresentou os resultados das oficinas de produção de texto realizadas em sala de aula e contou ainda com a declamação de poemas de escritores africanos, a exemplo de Mia Couto.

 

Ao todo, mais de 1.000 alunos expuseram por todas as dependências da escola os resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos em sala de aula.

 

"A ideia é de que o projeto faça parte do calendário de eventos do Colégio", diz o professor e coordenador da Feicom, Pedro Jonathan. Segundo ele, o principal objetivo da Feira é tornar os alunos protagonistas do processo ensino-aprendizagem.

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Notícias Anteriores