Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
O Colégio Estadual Elísio Carmelo, localizado em São Cristóvão, promoveu nesta quarta-feira, 13, a IV Mostra Ambiental no auditório da escola. Foi montada feira ambiental, exposição fotográfica, painéis interativos, além de realização de apresentações teatrais e números musicais. O objetivo do evento foi sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar para o fato de que a intervenção no meio ambiente é feita por todos, abrangendo as atividades na escola e no entorno dela.
O coordenador do projeto, professor Flávio Andrade Nascimento, destacou que apesar de já ser realizada há quatro anos, a mostra ambiental é a primeira atividade sistematiza pela Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas), implantada na escola no final de dezembro de 2015.
"A Com-Vidas assume a proposta da Mostra e leva melhorias a ser realizadas na escola, a exemplo da questão da arborização e da coleta seletiva de material", afirmou.
Feira ambiental
Com o tema "Qualidade de Vida também é viver em harmonia com o meio ambiente", a mostra ambiental do Elísio Carmelo envolveu mais de 500 alunos, que instalaram estandes com apresentações dos diversos temas propostos: biopiratia X biodiversidade, lixo urbano e seus efeitos, desmatamento e queimadas, escassez da água e seus mananciais, energia renovável e não renovável e especulação imobiliária.
Aleandra Andrade, aluna do 3º ano A, pesquisou o tema escassez da água e mostrou a importância de preservar esse recurso hídrico.
"Li que corremos o risco de em 2050 não termos mais água potável. Sendo assim, temos que economizar, pois já estamos sofrendo com a escassez", disse.
Em outro estande a estudante Kethllen Rayanne, do 3º ano A, também falou sobre a importância de se pesquisar sobre o meio ambiente e colocar em prática estratégias que minimizem os problemas com a especulação imobiliária. Para ela, a questão deve aliar a construção nas cidades com a preservação do habitat natural dos animais.
Com-Vidas
A diretora da Escola Maria Rita dos Santos demostrou satisfação por conta de o Elísio Carmelo receber mais uma edição da Mostra Ambiental e destacou a implantação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vidas) como um avanço para as melhorias das atividades em prol do meio ambiente.
"Temos de ver que o que produzimos e o que consumimos na escola e em casa interfere na qualidade de vida de todos. A Com-Vidas vem para criar estratégias de melhoria no ambiente escolar", destacou.
Uma enquete foi realizada pela Com-Vidas perguntando aos alunos o que eles gostariam de modificar na escola, a exemplo das carteiras, da poluição visual, da arborização e da instalação de coleta seletiva.
Para o aluno e integrante da Com-Vidas, Luan Renneyr, a instalação dessa comissão só trará benefícios para o ambiente escolar e para o entorno dele. "Prioriza a questão da diminuição do lixo produzido na escola e descartado irregularmente", disse ele.























