Colégio Estadual Benedito Oliveira realiza Projeto ‘Conte-me o que leu’ com alunos do Ensino Fundamental 

Ação busca introduzir a literatura na vida dos estudantes

Autora | Izabela Campos (estagiária)

O Colégio Estadual Benedito Oliveira, localizado em Aracaju, realizou, nos dias 5 e 6 de novembro, o Projeto ‘Conte-me o que leu’, com a oferta da literatura infanto-juvenil aos alunos de turmas dos 7º e 8º anos. Com a participação de mais de 200 alunos, o projeto, liderado pela professora Elaine Cristina, contou com a tematização das salas de aula, com os motivos em homenagem a Monteiro Lobato, Maurício de Sousa e ao cordel sergipano.

A professora responsável pela idealização do projeto, Elaine Cristina, comentou que seu objetivo principal é trabalhar o incentivo à leitura com os alunos. “Por conta do uso das telas, eles têm se afastado muito da leitura. Então essa foi a maneira que nós arranjamos de apresentá-los a leitura e a literatura, para que eles tivessem esse acesso”, conta.

Como objetivo, também, a professora expressou a vontade de trazer aos alunos a importância da brasilidade, da nordestinidade, e da sergipanidade, por meio da exposição das obras dos autores nacionais e dos cordéis, criados por escritores da região.

Os alunos envolvidos no desenvolvimento do projeto relataram que a experiência de aprender mais sobre as diferentes formas de leitura foi interessante. Mencionaram que aprenderam bastante sobre as revistas em quadrinho, e como os balões de fala possuem significados diferentes. Muitos acharam curioso, também, o fato do autor Maurício de Sousa nomear sua personagem mais famosa em homenagem à sua própria filha, trazendo sua realidade para o meio da ficção.

O diretor da unidade escolar, Carlos de Aquino, comenta que, para ele, o principal objetivo do projeto é estimular a leitura dos alunos e promover a diminuição do tempo deles nas telas. “Hoje nós percebemos que as crianças e os jovens estão muito conectados nas telas, aos aplicativos de mensagens, aos jogos, e estão tendo pouco acesso à leitura e à interpretação de texto”, finaliza.

Fotos: Unidade Escolar

Notícias Anteriores