Por João Daniel/Estagiário
Fonte: Ascom/SECULT
As arrecadações serão doadas às famílias carentes da comunidade de Neópolis e adjacências
O Colégio Estadual Caldas Júnior, em Neópolis, região do Baixo São Francisco, arrecadou mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis como inscrição para os jogos internos da instituição. A iniciativa, idealizada pela coordenação pedagógica e professores, tem como objetivo movimentar o ano letivo da unidade escolar com os jogos, ao mesmo tempo em que promoverá solidariedade com a doação de alimentos para as famílias carentes de povoados de Neópolis.
A edição 2023 dos jogos internos do Colégio Estadual Caldas Júnior, intitulada ‘Caldas Solidário’, teve uma proposta diferente. O projeto une esporte e solidariedade e foi bem recebido pelos estudantes, que arrecadaram cerca de uma tonelada de alimentos, organizados em aproximadamente 150 cestas básicas que serão distribuídas a partir do dia 27 de setembro.
A diretora do colégio estadual, Edjania Oliveira, conta que o projeto teve o engajamento de toda a comunidade, foi divulgado nas redes sociais e em um programa de rádio. “A gente desenvolveu esse projeto para promover a solidariedade, despertar na comunidade escolar a igualdade, respeito, cooperação”, descreve a professora.
Quanto aos jogos internos, o colégio promoveu competições durante um período de quinze dias. As modalidades desenvolvidas foram futsal, queimado, jogos de tabuleiro e jogos eletrônicos, que contemplam os projetos de esporte do Caldas Júnior. A equipe ‘Betume’ obteve mais destaque nas competições esportivas e foi a mais premiada em todas as modalidades. O destaque na arrecadação de alimentos foi a equipe ‘Flor do Brejo’, premiada com uma viagem para um parque aquático. A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) apoiou os jogos internos, com a distribuição gratuita de água para hidratação dos atletas e estudantes.
Outros projetos
O colégio também desenvolve outros projetos com os alunos voltados para a sociedade e com o foco em educação ambiental. Foi feito o plantio e desenvolvimento de mudas de árvores, como pau-brasil, tamboril e araçá, com o intuito de arborizar a parte externa da escola.








