Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED
Por Avelar Mattos
Os alunos do Colégio Estadual Deputado Elísio Carmelo, localizado no município de São Cristóvão, estão participando da XIV Feira Cultural. Este ano, os professores e a equipe diretiva escolheram o tema "As religiões do mundo: a caminho para a fraternidade". Na avaliação do diretor Ildson Alves, o tema do evento é de suma importância para os alunos, que representaram a religiosidade na música, no teatro e na dança.
"Primeiro de tudo, discutimos bastante para escolher o tema. É muito importante que os alunos tenham consciência de todas as religiões praticadas no mundo, até porque, muitos desses jovens não têm ainda uma religião definida", explicou.
Nesta quarta-feira, 02, apresentações artísticas e cultural fizeram parte da XIV Feira Cultural do Elísio Carmelo, abordando a cultura afrodescendente, o Espiritismo, o Budismo, o Cristianismo, o Islamismo, o Hinduísmo e a Wicca. "São religiões pouco conhecidas dos alunos. O mais importante é que eles estão participando ativamente do evento", disse o diretor.
Religiões
A Feira Cultural do Elísio Carmelo prossegue nos dias 16, 17 e 18 de agosto com as exposições das barracas.
Luana Matos Santos, aluna do 3º ano, participou do grupo artístico que abordou a Wicca, uma religião pagã que se dedica ao conhecimento da espiritualidade a partir da natureza e da psique humana.
"Acho muito importante essa feira para que todos tenham conhecimento das outras religiões", disse a aluna, Carol Villar, do 9º ano, que participou do grupo e representou o Espiritismo, doutrina de cunho filosófico-religioso, voltado para o aperfeiçoamento moral do homem por meio de ensinamentos.
"O espiritismo prega o amor ao próximo. Criado por Allan Kardec, o espiritismo, a cada dia, vem ganhando novos adeptos em todo mundo, particularmente aqui em Sergipe", disse a aluna.
Preconceito
O aluno Michel Moura, do 8º ano, ficou no grupo de afrodescendente. "Existe um preconceito grande com pessoas afrodescendentes. Temos que lutar para terminar com isso", disse o aluno.
Lara Samine, do 3º ano, ficou no grupo que representou o Hinduísmo, a religião oficial da Índia. "Nós pesquisamos e descobrimos que uma das principais características do Hinduísmo se dá na divisão da sociedade indiana por castas. Acho muito importante esse tema da nossa Feira Cultural", disse a aluna.











