Por João Daniel/Estagiário
Fonte: Ascom/ Seduc
Fundado em 29 de novembro de 1949, o Colégio Estadual Murilo Braga, em Itabaiana, no agreste sergipano, comemora seus 74 anos em 2023, com o projeto ´Debatendo uma Educação Antirracista´. O projeto englobou a comunidade acadêmica e local com uma programação que contemplou atividades culturais, pedagógicas e a oferta de serviços de utilidade pública.
O evento foi produzido pelos alunos, professores e coordenadores do Murilo Braga e contou com atividades que exercitaram o protagonismo e a consciência nos alunos. Foram realizadas 35 oficinas direcionadas à educação antirracista, ministradas por professores, advogados e pesquisadores, considerando as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que valorizam a importância de abordar temáticas voltadas para a educação antirracista.
Além das oficinas, o projeto premiou os alunos em concursos de desenho e literatura, com a temática ´Beleza Negra´. Houve também espaço para a realização de palestras sobre saúde bucal, karaokê com os alunos, exposições e apresentações de trabalhos.
A coordenadora pedagógica do Colégio Estadual Murilo Braga, Camila Lima, conta que a programação do aniversário da escola foi planejada para atender à comunidade acadêmica e também ao público de fora. “Planejamos a culminância do projeto da Consciência Negra nos formatos didático, informativo e interdisciplinar. Abordamos a educação antirracista durante todo o ano letivo, e através de ações como essas trazemos discussões e ações sobre o tema”, disse a coordenadora.



