Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
A unidade escolar mais tradicional do agreste sergipano inicia as comemorações com plantio de mudas, exposição de fotografias e jogos internos.
Eu Amo CEMB. Esse é o tema de comemoração do 70° aniversário do Colégio Estadual Murilo Braga, instituição de ensino localizada no município de Itabaiana, Agreste de Sergipe. Nesta sexta-feira, 22, a comunidade escolar deu o pontapé inicial para celebrar o mês que marca a fundação da mais consagrada escola da região. São sete décadas de uma história que se confunde com a trajetória de milhares de estudantes que, a partir do legado acadêmico da escola, conseguiram almejar seus sonhos e objetivos de vida.
De acordo com o professor Gladston Santos, ex-aluno do Murilo Braga que assumiu a direção da escola recentemente, a programação comemorativa foi pensada para contemplar atividades de todas as vertentes, constituída e articulada a partir de uma comissão formada pela equipe diretiva, alunos, professores e demais de funcionários.
"É um motivo de muita alegria estarmos iniciando essa comemoração dos 70 anos da mais tradicional escola do agreste, sendo uma das maiores do interior sergipano. Então, eu como gestor e ex-aluno me sinto feliz de poder fazer parte dessa festa e poder contribuir para que a história dessa escola seja lembrada sempre e festejada entre toda a comunidade", disse Gladston Santos, informando que durante sete dias serão desenvolvidas uma série de ações que contemplam a programação alusiva.
A festa começou!
Logo no início da manhã, os estudantes do ensino médio se direcionaram a parte externa da escola para executar o plantio de diversas espécies de mudas. Ação idealizada pelo professor de Química, Marcos Santiago Santos, foi desenvolvida com o intuito de sensibilizar os alunos quanto a importância da arborização do espaço escolar, bem com a conscientização dos efeitos causados pelo desmatamento e impactos ambientais.
As alunas Maise Meneses e Maria Lyandra Costa, cientes da responsabilidade que assumiram ao participar a ação comemorativa, asseguram que o plantio das mudas nativas se trata de um legado que ficará para as próximas gerações de estudantes. "Além de proporcionar um espaço a mais de lazer para escola, momento para contemplarmos a natureza", completou a jovem Maria Lyandra.
O aluno Nicolas Andrade de Jesus Anjos também participou da atividade de campo. Ele aprovou a iniciativa e destacou que é essencial que os estudantes estejam engajados em assuntos sustentáveis que possam trazer mais vida a escola.
Para o engenheiro Renato Sierra, proprietário da Sierra Engebank, parceiro do Colégio Estadual Murilo Braga, que doou as mudas e o material para o plantio, essa é uma forma da empresa promover sua contribuição socioambiental, fomentando a responsabilidade e empoderamento nas ações sustentáveis, mostrando que eles terão a missão de cuidar das árvores plantadas. O projeto também contou a parceria da STCP Consultoria, Engenharia e Gerenciamento.
Exposição e Jogos internos
Os 70 anos do Colégio Estadual Murilo Braga também serão marcados com a arte fotográfica. Desenvolvida pelos professores de Arte, Anderson Carlos Fonseca e Milene Menezes, a exposição ‘Olhares do CEMB´ traz uma série de fotografias que registra vários espaços da escola, nas quais foram utilizadas técnicas de enquadramento e edição. A produção é exclusivamente de autoria dos próprios alunos.
Segundo o professor Anderson Carlos, a proposta da atividade, que começou em sala de aula, teve como objetivo disseminar entre a comunidade estudantil o pensamento criativo por meio da fotografia. Ele destaca que os alunos aceitaram o desafio e cumpriram com muito entusiasmo tudo que foi proposto na atividade que homenageia a escola.
Em seguida, finalizando o dia de festividade, a comunidade escolar se direciona ao Ginásio de Esportes José Milton Machado, o Miltão, para o início dos Jogos Internos. A solenidade contou com apresentação das equipes que irão competir, desfile de bandeiras, execução dos hinos do Brasil, do município de Itabaiana e do Murilo Braga. Além da partida que inaugural disputada pelo time do CEMB x Grêmio Escolar.
Programação
Domingo, 24, as atividades comemorativas retornarão com a realização do 1º Pedal do CEMB, a partir 7h. Já nos dias 25 e 26 de novembro serão dedicados aos Jogos Internos, acontecendo nos turnos da manhã, tarde e noite.
No dia 27, a comunidade do Colégio Estadual Murilo Braga iniciará o dia com o CEMB em Ação, com uma série de ações de cidadania, exposições, emissão do ID Jovem, cursos, negociação de dividas, entre outras atividades.
A premiação dos jogos escolares acontece no dia 28. Em seguida, o Grêmio Estudantil realiza o Bingo Beneficente. No decorrer do dia, também acontecerá apresentações dos alunos da Sala de Recursos e do Grupo de Dança Arte Livre, além do Show de Talentos e exibição do filme ‘Escritores da Liberdade´, no Cine CEMB.
Na data que marca o aniversário do colégio, 29 de novembro, a programação será iniciada com uma missa em ação de graças, às 8h, seguida de um café da manhã coletivo com o bolo em comemoração aos 70 anos. À 19h, a festa continua na Academia Itabaianense de Letras, onde acontecerá a entrega de comendas e apresentação da Banda Filarmônica.













