Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
A comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Ofenísia Soares Freire, localizada no bairro Farolândia, em Aracaju, está concentrada desde o dia 11 de janeiro na realização da revisão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que seguirá até o dia 22 deste mês. Os estudantes se dividiram entre as aulas remotas e, na última semana, as aulas preparatórias para uma das provas mais importantes no que se refere ao futuro profissional de jovens e adultos.
As revisões estão acontecendo em duas etapas, a primeira vai de 11 a 14 de janeiro e antecede a avaliação do Enem que ocorrerá no dia 17 de janeiro. A segunda etapa antecede o segundo dia de Enem, em 24 de janeiro, e prossegue entre os dias 18 e 22 de janeiro. De 8h às 11h, dois professores ministram as aulas em formato ping-pong, onde explicam a teoria do conteúdo programático, resolução de questões, tira-dúvidas e realizam dinâmicas. As aulas percorrem todas as áreas do conhecimento exigidas no Enem: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Além das aulas de revisão, os estudantes contam com um intervalo às 9h30, com a entrega do lanche preparado na cantina do colégio. No cardápio de hoje, 14, eles foram servidos com uma refeição contendo macaxeira com carne de sol e suco. Os alunos também receberam um kit com caneta, lápis, borracha, copo, álcool gel e bombons.
De acordo com o gestor da unidade de ensino, Deyvid Dennis Feitosa, as aulas acontecem com aproximadamente 15 estudantes em sala de aula, pois facilita o distanciamento social dentro do ambiente escolar. “Como estamos fazendo de forma híbrida, para evitar a aglomeração e respeitar os protocolos da Organização Mundial de Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, nós estamos com quinze alunos em revezamento. Nós temos duas turmas da 3ª série, então a cada dia vem uma turma para que possamos oferecer maior segurança e também para que eles assimilem melhor o conteúdo”, disse.
O professor José Gicelmo Melo, que leciona a disciplina de História, explica que as revisões acontecem de duas maneiras, tanto no formato presencial quanto no ambiente virtual, considerando que há encontros individualizados, onde ao final da aula remota o estudante que preferir ter um momento para tirar dúvidas específicas poderá fazê-lo. “Nós tínhamos as nossas revisões normais, divididas por disciplina, como estamos fazendo agora. Só que agora tem um outro momento que nós também estamos utilizando que são as revisões online. Nós estamos trabalhando com esse aluno também online. Além de ele ter a aula normal eu deixo aberto para as dúvidas. E nessas dúvidas, o aluno marca conosco um horário então nós estabelecemos uma aula e vamos tirar as dúvidas dele”, concluiu.
A concluinte Melissa Lessa vai concorrer a uma vaga para o curso de Medicina. Ela confessa que estudar em casa tem sido um tanto complicado, mas com a flexibilidade das aulas presenciais, na medida do possível, estudar tem sido menos difícil. “Esses dias estão sendo bastante importantes porque nesse momento de pandemia é difícil para alguns alunos estudarem dentro de casa. Agora com reforço na sala de aula é bem mais fácil aprender um pouco mais e revisar todos os assuntos que a gente não pode ter tido durante a pandemia”, destacou.
Já o jovem Ícaro Ferreira, que pretende cursar Letras, considera positiva a possibilidade de voltar a frequentar de novo a sede do colégio para estudar. “É muito bom porque prepara mais os alunos para o Enem que vai ser agora. A adaptação é sempre muito difícil, mas sempre com o empenho dos alunos deu muito bem para a gente aproveitar o tempo e, de certa forma, conseguir se adaptar a esse novo modelo de ensino”, disse, enfatizando a trajetória escolar durante as aulas remotas.
Educação Estadual inicia revisão final para o Enem
Escolas da rede estadual aceleram ritmo de preparação para o Enem
Escolas da rede estadual promovem atividades de preparação para o Enem 2020
Na reta final para o Enem, estudantes se concentram na Revisão Costão









