Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED
Dois dias de ações de cidadania e shows de talento é a proposta do Colégio Estadual Felisbelo Freire, localizado em Itaporanga D´Ajuda, ao realizar, nos dias 21 e 22 de janeiro, a primeira edição do "Felisbelo em Ação".
O objetivo do evento é promover cidadania para a comunidade escolar e para o entorno dela, disponibilizando emissão de carteira de trabalho, acolhimento social, encaminhamento sobre segunda via de benefícios sociais e de documentos, oficinas e apresentações teatrais, danças e musicais.
A abertura do I Felisbelo em Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira, 21, com as boas-vindas dos idealizadores do projeto e da coordenação pedagógica. A banda Tabernáculos, composta de alunos, entoou hinos evangélicos, e um grupo de pagode também mostrou animação.
"Estamos planejando há meses as atividades na comunidade. Queremos que cada vez mais seja desenvolvida a cidadania na escola, e que através das ações eles percebam seu papel dentro da sociedade", afirmou Elaine Alves Dantas, coordenadora pedagógica do Felisbelo freire.
Juntamente com ela, uma comissão de professores também ajudou na preparação do evento idealizado pelo ex-aluno da rede estadual de ensino, Alan Michel de Mendonça, e pelo professor de Física, Cláudio Bispo.
Para Alan Michel, que inicialmente fez o projeto do evento para ser posto em prática numa escola estadual de Macambira, a intervenção social deve ser feita através de eventos como esse, como meio de promover a escola inclusiva de todos e para todos.
"A escola é o local mais próximo da juventude. Tentamos conscientizar que o jovem pode abrir portas e ser vencedor. Jovem consciente e protagonista pode interferir no meio", destacou o estudante da rede pública que hoje cursa Educação Física numa instituição de ensino superior.
Oficinas e apresentações
Durante os dois dias de ações, temas como as drogas, o protagonismo juvenil, o mercado de trabalho e a diversidade sexual são tratados por meio de oficinas.
Cerca de 30 jovens participaram neste primeiro dia da oficina de diversidade sexual, que mostrou a importância do respeito e da reflexão quanto ao próximo.
A oficina de protagonismo juvenil disponibilizou aos jovens a importância de eles ocuparem os espaços de poder.
"Trouxemos amplo conjunto de ações e reflexões para inseri-los nos espaços, nas comunidades, nas associações e que eles possam ser protagonistas das ações", afirmou o facilitador Jonathan Lima.
Antes e depois das oficinas, o público assistiu às apresentações protagonizadas pelos próprios estudantes da escola, a exemplo da performance de Marcos Vinícius, da banda M.W.J. e exposições de mesas revitalizadas com arte visual.
Programação
Nesta sexta-feira, 22, a programação continua com emissão de carteira de trabalho pelo Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT). Os interessados deverão comparecer com uma foto ¾.
Também haverá orientações sobre segunda via de documentos e benefícios realizados pelo Centro de Referência da Ação Social (Cras), além de oficinas e palestras. A programação inicia às 8h e prossegue até as 12h.
Nos dias 25 a 29 de janeiro acontecerão os Jogos Internos do Felisbelo Freire, com competição de futsal e jogos de mesa. No dia 29 de janeiro os alunos dos 3º anos farão uma visita ao Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco.























