Colégio inicia ano letivo com Carnaval e conscientização ambiental

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

O Colégio Estadual Dr. Edélzio Vieira de Melo, localizado na cidade de Santa Rosa de Lima, inicia o ano letivo de 2016 com o projeto cultural "Carnaval do Edélzio: EcoCarnaval e Sustentabilidade".

 

O projeto, que será realizado no período de 3 a 5 de fevereiro, tem o objetivo de promover a integração social, o desenvolvimento das habilidades artísticas e o conhecimento histórico sobre as manifestações populares que remetem ao carnaval tradicional e às culturas populares, aos alunos e à comunidade.

 

As idealizadoras do projeto, professoras Kadja Emanuelle e Viviane Barros, explicam que a temática desse ano ressalta a problemática dos resíduos sólidos e a degradação da natureza.

 

Elas enfatizaram a importância da reciclagem dos resíduos, mostrando seus benefícios ao meio ambiente e à comunidade, inseridos no contexto do Carnaval através da produção de máscaras e fantasias com a reciclagem do lixo comunitário.

 

As oficinas de customização de abadás, fantasias e confecção de máscaras acontecerão no próprio colégio, no período de 3 a 4 de fevereiro, e o cortejo carnavalesco percorrerá as ruas da cidade de Santa Rosa de Lima na tarde do dia 5.

 

Cortejo

 

O cortejo com o bloco de rua do Edélzio já é um acontecimento bastante esperado pela comunidade e marca o início das festividades carnavalescas da cidade.

 

A animação musical ficará por conta da Banda G.E., composta por alunos da própria escola, e de um grupo de Frevo. O Carnaval do Edélzio conta com o apoio da Ação Social, Rádio Comunitária, Polícia Civil, Guarda Municipal e toda a comunidade Santarrosense.

 

A professora Mary Cláudia destacou a importância do evento. "Acho muito interessante a ideia das oficinas de reciclagem, confecção de máscaras, bandeiras e estandartes, desfile de bloco de rua e baile de máscaras com a produção artística dos alunos", disse.

 

A mesma opinião foi compartilhada pelo diretor da escola, Almir Pinto. "A proposta do projeto é de aproveitar o início do ano letivo e o momento festivo para discutir com os jovens e adultos sobre a ecologia e sustentabilidade, com o objetivo de levar às ruas, além de alegria, bastante informação", declarou.

Notícias Anteriores