Por Michele Becker
Fonte: Ascom/ Seduc
Na tarde da quarta-feira, 20, foi realizada a entrega da quadra de esportes multiuso do Centro de Excelência Lourival Fontes, em Riachão do Dantas, no centro-sul sergipano. A quadra era uma reivindicação antiga não somente da comunidade escolar, mas também da população do município, que tem no equipamento um ponto de referência para treinos de esportes, atividades pedagógicas e de lazer.
Para que o espaço seja utilizado de forma acolhedora, o Governo de Sergipe investiu R$ 1.633.608,47, construindo uma quadra em estrutura pré-moldada de concreto armado coberta, com vestiários masculinos e femininos, banheiros para pessoas com deficiência (PCD) e rampas de acessibilidade.
De acordo com a equipe de engenharia da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o terreno recebeu uma estrutura de drenagem das águas pluviais com calhas de alumínio. O concreto pré-armado foi erguido em alvenaria de blocos e logo instalados pisos de alta resistência com execução das calçadas e total acessibilidade, pavimentação externa, demarcação com pintura da quadra de esportes e proteção de nylon e execução de alambrado com tela de arame galvanizado.
Os jogos e atividades noturnas são possíveis graças aos investimentos feitos na instalação de cabos, eletrodutos e disjuntores, inclusive instalação de refletores em LED de 200 watts. O Governo de Sergipe também disponibilizou, além das demarcações na quadra de acordo com os esportes, equipamentos como traves para futebol de salão, postes para vôlei, estrutura metálica móvel para basquete e cadeira para árbitro.
Durante a solenidade de entrega, que contou com a presença do governador Fábio Mitidieri, do vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, de outras autoridades locais e da comunidade escolar, representando todos os estudantes da escola, o jovem Augusto Gabriel fez questão de agradecer pessoalmente a gestão estadual. “A nossa escola está muito feliz com a entrega desta nova quadra. E podem ter certeza que nós faremos por merecer. Se antes, sem quadra para treinar, a gente já conseguia se destacar entre as escolas estaduais, agora, com esta quadra novinha, nós vamos aparecer muito mais”, comemorou o aluno.
Na ocasião, o diretor do Centro de Excelência Lourival Fontes, Renan Freire, fez questão de enfatizar que a escola já é reconhecida no âmbito do esporte estadual como um celeiro de talentos. “Com este novo equipamento esportivo, nos destacaremos ainda mais. Tenham certeza que nos próximos Jogos da Primavera nossa escola se fará presente e dará um show de talento”, afirmou o diretor.
Segundo o secretário Zezinho Sobral, a entrega da quadra visa qualificar os espaços esportivos em todo o estado. “O objetivo do Governo de Sergipe é promover lazer e qualificar o esporte como incentivador de boas práticas e do esporte de alto rendimento com treinos em locais adequados”, disse.
A quadra de esportes multiuso do Centro de Excelência compõe o elenco de 30 obras entregues pelo Governo de Sergipe em 2023, que contemplam dez escolas totalmente reformadas e ampliadas e 20 quadras esportivas localizadas em escolas e equipamentos, com investimento total de R$ 70.909.976,71.
Lourival Fontes
Nono filho de Sizínio Martins Fontes e de Maria Prima de Carvalho Fontes, o filho ilustre de Riachão do Dantas nasceu em 1899, estudou no Atheneu Sergipense, em Aracaju, casou-se em 1940 com a escritora modernista e carioca Adalgisa Nery, viúva do pintor surrealista Ismael Nery.
Jornalista, advogado, político e embaixador, Lourival Fontes iniciou sua carreira em 1914, como jornalista colaborador de diversos jornais de Sergipe e da Bahia, trabalhando para o Jornal do Povo, de Aracaju. Iniciou o curso de Direito na Faculdade da Bahia, mas só em 1922 graduou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro. É autor de diversos livros e também atuou na política brasileira, tendo sido eleito senador por Sergipe (1955-1993), nomeado embaixador brasileiro no México em 1945 e chefe do Gabinete Civil.
Seu falecimento ocorreu no dia 3 de julho de 1967, em função de um edema pulmonar. Após ter o corpo velado no Palácio Monroe, no Rio de Janeiro, foi transladado e enterrado em Riachão do Dantas. Foi homenageado ao ter seu nome dado a ruas, escolas e outras instituições públicas em sua cidade natal e no restante do país, além de ter sido laureado com a Ordem Nacional do Mérito.



